
Rock Balboa! Diálogo emocionante entre Rocky e Robert
22 de abril de 2025Muito mais do que palavras: o discurso de Rocky Balboa para seu filho é uma lição de vida que emocionou gerações e consagrou Stallone como símbolo de superação.
Sylvester Stallone é um sucesso criando personagens complexos como Rambo e Rocky. Com Balboa, não criou apenas um personagem lendário, deu voz, alma e coração a um ícone do cinema. Em Rocky Balboa (2006), o sexto filme da saga, temos um dos momentos mais emocionantes de toda a franquia: o poderoso diálogo entre Rocky e seu filho Robert.
É… eu vou dizer uma coisa que você já sabe: o mundo não é feito de arco-íris. É um lugar sujo e cruel. E não importa o quanto você é durão, vai botar você de joelhos e vai deixá-lo lá se permitir.
Mais do que uma simples conversa, esse trecho é uma verdadeira aula sobre resiliência. Uma fala que ultrapassou as telas e se tornou um discurso inspirador para milhares de fãs ao redor do mundo.
Neste post, relembramos esse diálogo inesquecível e a capacidade de Stallone de surpreender como roteirista, ator e contador de histórias. Um verdadeiro presente para uma franquia de sucesso.
DIÁLOGO ENTRE ROCKY BALBOA E ROBERT

Robert: Então vai lutar mesmo?
Rocky Balboa: Vou. Começo a treinar amanhã
Robert: Você está nervoso com a luta?
Rock Balboa: É, estou assustado.
Robert: Não parece.
Rocky Balboa: E não posso aparentar.
Robert: Então você não tem que lutar.
Rock Balboa: Mas eu acho que tenho.
Robert: Olha, viver com você não foi nada fácil, as pessoas me vêem mas pensam em você. Agora com tudo isso de novo vai acabar sendo muito pior.
Rocky Balboa: Não tem que ser filho.
Robert: Mas vai ser.
Rocky Balboa: Por quê você tem muita coisa.
Robert: O que? O meu sobrenome? Foi por isso que arrumei um emprego decente. Por isso que as pessoas me tratam bem. Desde o começo. Agora eu começo a conseguir as minhas coisas que eu começo a conseguir tudo sozinho e isso acontece.
Eu estou pedindo um favor para você. Desista desta luta, isto vai cabar muito mal pra você e vai cabar muito mal pra mim.
Rocky Balboa: Acha que eu prejudico você?
Robert: Acho. Tá me prejudicando.
Rocky Balboa: Essa é a última coisa que eu quero na vida.
Robert: Eu sei que você não quer fazer isso, mas é exatamente o que tá fazendo. Não liga para o que as pessoas pensam? Não te incomoda que as pessoas fiquem fazendo piadinhas de você e eu vou estar incluído nisso. Acha que isso está certo? Você acha?
Rocky Balboa: Você não vai acreditar, mas você cabia aqui. Eu segurava você e dizia para sua mãe: ” Esse menino vai ser o melhor menino do mundo. Esse menino vai ser melhor que qualquer um que conhecemos e você cresceu bom, maravilhoso. Foi muito legal ver você crescer. Foi um privilégio.
Ai chegou a hora de você ser adulto e conquistar o mundo e conquistou, mas em algum ponto desse percurso você mudou. Você deixou de ser você. Agora deixa as pessoas botarem o dedo na sua cara e dizerem que você não é bom e quando fica difícil, você procura alguma coisa para culpar. Como uma sombra.
Dica de post: Sylvester Stallone! Os 30 melhores filmes da carreira
É… eu vou dizer uma coisa que você já sabe: o mundo não é feito de arco-íris. É um lugar sujo e cruel. E não importa o quanto você é durão, vai botar você de joelhos e vai deixá-lo lá se permitir.
Você ou ninguém vai bater mais forte do que a vida. Mas não importa como bate e sim como aguenta apanhar e continua tentando. É assim que se consegue vencer.
Agora se você sabe o seu valor, então vá atrás do que você merece. Mas tem que estar preparado pra apanhar, e nada de apontar dedos e dizer que você não consegue por causa dele ou dela ou de quem seja. Covardes fazem isso. Você não é assim, é melhor que isso. Sempre vou amar você acima de tudo, aconteça o que acontecer. Você é meu filho é meu sangue. É a melhor coisa da minha vida. Mas se você não acreditar em você mesmo, nunca vai ter uma vida.
Fonte: Blu-ray Rock Balboa (2006), IMDB