
Clube dos Cinco! 15 curiosidades dos bastidores. Preparado?
30 de março de 2020Clube dos Cinco (1985) é um dos clássicos da Sessão da Tarde. Estrelado por Molly Ringwald, Judd Nelson, Emilio Estevez, Anthony Michael Hall e Ally Sheedy. Reunimos algumas curiosidades que você pode não saber.
O filme Clube dos Cinco foi a estreia do diretor John Hughes em um território mais adulto quando reuniu um grupo bem diversificado: A princesinha (Molly Ringwald), o bad boy (Judd Nelson), o atleta (Emilio Estevez), o nerd (Anthony Michael Hall) e a esquisita (Ally Sheedy), simplesmente para passar um dia juntos e perceber que, apesar de seus rótulos, não eram tão diferentes assim.
Clube dos Cinco é especial por ter essa habilidade de se desconectar do tempo, resultado de um roteiro inteligente e um elenco talentoso, mas principalmente, por traduzir toda uma geração.
Talvez você já tenha assistindo ao filme algumas vezes, mas não seria legal descobrir novidades? A seguir estão alguns fatos importantes sobre Clube dos Cinco que você (provavelmente) não sabia.
01 – OUTROS TÍTULOS FORAM SUGERIDOS
Outros títulos foram sugeridos para Clube dos Cinco (The Breakfast Club) , como: “The Lunch Bunch” e “Library Revolution”.
02 – UM SILÊNCIO ABSURDO E MUDANÇAS

Allison, personagem de Ally Sheedy, tem a sua primeira fala após 33 minutos de filme. Brooke Shields, que vinha do sucesso A Lagoa Azul (1980), foi considerada para interpretar Alison. Inicialmente Emilio Estevez foi contratado para interpretar John Bender, mas como o diretor não encontrava ninguem para o papel de Andrew, acabou fazendo uma troca.
03 – CENA DELETADA
Inicialmente existia uma sequência de sonho, na qual Allison (Ally Sheedy) imagina Andrew como um Viking, Bender como um prisioneiro, Claire como uma noiva, Brian como um astronauta e ela mesma como uma vampira. Infelismente foi cortada da versão final.
04 – TOM CRUISE QUASE PARTICIPOU DO FILME
Se John Hughes não conseguisse Emilio Estevez para o papel de Andrew Clarke, pensou em nomes como Michael J. Fox, Jim Carrey, Tom Cruise, Matthew Broderick e Rob Lowe.
05 – NICOLAS CAGE COMO JOHN BENDER

Nicolas Cage inicialmente foi selecionado para o papel de John Bender, mas a produção não conseguiu bancar o salário. John Cusack também foi considerado, mas John Hughes decidiu substituí-lo por Judd Nelson.
06 – A IDEIA ERA UMA FRANQUIA
Inicialmente foram planejadas sequências (Hughes escreveu o roteiro de Clube dos Cinco em apenas 02 dias) a cada dez anos, mas a relação complicada entre o diretor John Hughes e Judd Nelson destruiu qualquer chance. Em entrevista Hughes afirmou que nunca trabalharia com Nelson novamente.
07 – FAMÍLIA NO ELENCO
As atrizes que interpretam a mãe (Mercedes Hall) e a irmã (Mary Christian) do personagem Andrew (Anthony Michael Hall) são realmente sua mãe e irmã na vida real. Aparecem logo no início do filme.
08 – MOLLY RINGWALD NÃO FOI A PRIMEIRA OPÇÃO

Jodie Foster vinha de sucessos como Taxi Driver (1976) e Se Eu Fosse Minha Mãe (1976), foi um nome forte para interpretar Claire, mas perdeu espaço para a nova queridinha do cinema Molly Ringwald, que havia conquistado os fãs com o sucesso Gatinhas e Gatões (1984), mas inicialmente iria interpretar Allison, mas a atriz pediu para trocar de personagem.
09 – RELACIONAMENTOS FORA DAS CÂMERAS
Molly Ringwald (Claire) e Anthony Michael Hall (Brian) namoram durante um tempo após as filmagens.
10 – A CENA CLÁSSICA SERIA APENAS COM MOLLY RINGWALD

Originalmente apenas Claire deveria dançar, mas Molly Ringwald ficou envergonhada e John Hughes mandou todos o elenco acompanha-la.
11 – PARCERIA DE SUCESSO
Clube dos Cinco foi o segundo filme dirigido por John Hughes, o primeiro foi Gatinhas e Gatões (1984), bem como estrelados por Molly Ringwald e Anthony Michael Hall.
Dica de post: Caçadores de Emoção (1991) | Já assistiu?
12 – 100% NO PERSONAGEM
Judd Nelson (John Bender), mesmo no intervalo das gravações continuava infernizando Molly Ringwald (Claire). John Hughes quase o demitiu por isso, mas, ironicamente, Paul Gleason (o diretor da escola) o defendeu, dizendo que ele era um bom ator e que estava tentando entrar no personagem.
13 – IDENTIDADE FALSA
Judd Nelson (na época com 24 anos) fingiu ser um aluno na escola local e convenceu a todos que a sua identidade era falsa.
14 – PURO IMPROVISO

No final do filme, o personagem de Judd Nelson deveria apenas caminhar em direção ao por do sol, inesperadamente a cena com o punho foi puro improviso e acabou se tornando um ícone da década de 80.
15 – A MESMA LOCAÇÃO
Como uma série de outros filmes de Hughes, incluindo Mulher Nota 1000 (1985), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Gatinhas e Gatões (1984), A Garota de Rosa-Shocking (1986) e Férias Frustradas (1983), o filme se passa em Shermer, Illinois, um subúrbio fictício de Chicago. A escola usada como locação (Maine North High School) foi a mesma utilizada em Curtindo a Vida Adoidado (1986).
Fonte: IMDB