A jornada dos Efeitos especiais e visuais no cinema

A jornada dos Efeitos especiais e visuais no cinema

29 de outubro de 2021 0 Por Hugo Lamego

Consegue imaginar um filme sem algum tipo de efeitos especiais? Acompanhe a evolução, cada passo ao longo de mais de 100 anos de pura mágica.

São mais de cem anos de uma constante evolução nas técnicas. Estamos falando sobre truques de câmera e edição, miniaturas, sobreposição de imagens, espelhos, quadros. Uma jornada, até o nível da perfeição que assistimos em praticamente todas as produções.

Efeitos visuais (CGI) é a tecnologia mais comum e mais barata atualmente, mas existiu (ainda existe) um uso muito mais refinado de efeitos especiais. Os efeitos práticos, quando feitos corretamente, podem ser muito mais envolventes do que CGI e podem ser eficazes e memoráveis.

Não há nada remotamente ofensivo para os padrões de hoje, alguns públicos podem até achar os filmes divertidos. Mas se você aprecia a arte que foi usada e pode perdoar a passagem do tempo, então vale a pena revisitar todos esses clássicos.

VIAGEM À LUA (1902)
Direção: Georges Méliès | IMDB: 8,2

Voltamos mais de um século para chegar ao auge dos efeitos especiais, o primeiro filme de ficção científica e infelizmente esquecido, criado pelo gênio George Mélies. O início de toda essa era de efeitos mirabolantes.

Na trama Um grupo de astrônomos parte em uma expedição à Lua repleta de aventuras extravagantes.

BANCANDO O ÁGUIA (1924)
Direção: Buster Keaton | IMDB: 8,2

Buster Keaton impressiona com as mudanças de ambientes. De uma rua movimentada a uma selva cheia de leões. O comediante contratou uma equipe para marcar as posições de cada cena, para não terem erros na troca dos backgrounds.

Na trama um projecionista de cinema deseja ser um detetive e coloca suas habilidades em prática quando um rival o incrimina por roubar o relógio de bolso do pai de sua namorada.

METRÓPOLIS (1927)
Direção: Fritz Lang | IMDB: 8,3

O avô de todos os filmes de ficção científica. Concebido pelo diretor alemão Fritz Lang, este clássico deu ao público uma visão espetacular de um futuro distópico. O especialista em FX Eugen Schufftan construiu miniaturas para a cidade e truques com espelhos transformaram o filme em um clássico.

Na trama em uma cidade futurística dividida entre os operários e políticos. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade.

O MÉDICO E O MONSTRO (1931)
Direção: Rouben Mamoulian | IMDB: 7,6

Por anos ninguém conseguia descobrir como a cena de transformação foi filmada pelo diretor Rouben Mamoulian. Uma mistura de iluminação e aplicação gradualmente de maquiagem foi o segredo para o resultado final.

Na trama o Dr. Jekyll enfrenta consequências do seu lado sombrio, quando uma poção o transforma no monstro Sr. Hyde.

O HOMEM INVISÍVEL (1933)
Direção: James Whale | IMDB: 7,6

Como fazer alguém desaparecer? Os efeitos por de trás do clássico do terror de James Whale tem de tudo um pouco e o que impressiona é que tudo foi feito em 1933.

Na trama um cientista encontra uma maneira de se tornar invisível, mas ao fazer isso, fica completamente louco.

KING KONG (1933)
Direção: Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack | IMDB: 7,9

O responsável pela mágica de King Kong foi o lendário animador de stop-motion Willis O’Brien. Uma mistura de espuma, borracha, alumínio e látex, foram os ingredientes para um espetáculo que até hoje fascina os fãs de cinema.

Na trama Uma equipe de filmagem vai a uma ilha tropical para uma locação exótica e descobre um macaco colossal. Ele é capturado e levado de volta à cidade de Nova York para exibição pública.

O MÁGICO DE OZ (1939)
Direção: Victor Fleming, George Cukor e Mervyn LeRoy | IMDB: 8,1

O designer A. Arnold Gillespie foi o responsável pelo convincente tornado. Para a cena, foi utilizado uma meia de 35 metros de musselina, uma mangueira de ar comprimido e um pó especial chamado de terra de fuller.

Na trama Dorothy Gale levada por um tornado até a mágica cidade de Oz e embarca em uma aventura com novos amigos que vão lhe ajudar a voltar para casa.

O LADRÃO DE BAGDÁ (1940)
Direção: Ludwig Berger, Michael Powell e Tim Whelan | IMDB: 7,4

Vencedor de um dos primeiros Oscar de efeitos especiais. Tapetes voadores, um Gênio gigantesco e muito humor.

Na trama após ter sido enganado e expulso de Bagdad pelo malvado Jaffar, o rei Ahmad junta forças com um ladrão chamado Abu para recuperar o seu trono, a cidade e a princesa que ele ama.

MARUJOS DO AMOR (1945)
Direção: George Sidney, Joseph Barbera E William Hanna | IMDB: 7,0

O primeiro filme aonde um ator e animação dividem a tela. Gene Kelly foi escalado para o musical aonde dança com Tom & Jerry. Inicialmente Mickey foi a escolha, mas problemas com a Disney impediram o uso do personagem.

Na trama dois marinheiros tentam ajudar uma figurante a se tornar uma estrela de cinema.

BWANA, O DEMÔNIO (1952)
Direção: Arch Oboler e Robert Clampett | IMDB: 4,5

Provavelmente seria esquecido, mas foi o primeiro filme a utilizar a tecnologia 3D, mas por ser uma tecnologia nova, não conseguiu utilizar da maneira correta. Primeiros passos são sempre complicados.

Na trama trabalhadores ferroviários estão sendo devorados por dois leões. O engenheiro-chefe Bob Hayward fica obcecado em tentar matar as feras antes que elas matem toda a equipe.

O MUNDO EM PERIGO (1954)
Direção: Gordon Douglas | IMDB: 7,2

Uma das relíquias do cinema e um reflexo da histeria nuclear dos anos 50. Truques de fotografia foram utilizados para o tamanho gigantesco dos insetos.

Na trama os primeiros testes atômicos causam uma mutação, onde formigas se transformam em monstros.

GODZILLA (1954)
Direção: Ishirô Honda | IMDB: 7,5

A ideia de Eiji Tsuburaya de colocar um ator vestido com uma roupa de borracha e destruindo prédios feitos de papelão, redefiniu o cinema e ficou conhecido como suitmation. A técnica ainda é usada nos filmes atuais.

Na trama os testes de armas nucleares nos Estados Unidos resultam na criação de uma besta aparentemente imparável, semelhante a um dinossauro.

O PLANETA PROIBIDO (1956)
Direção: Fred M. Wilcox | IMDB: 7,5

A produção virou referência para efeitos visuais para os filmes sci-fi dos anos 50. Miniaturas, pinturas, truque como vaporizar um tigre tornaram o filme fantástico.

Na trama uma tripulaçà o vai investigar a perda do contato de uma colônio em um outro planeta, só para encontrar dois sobreviventes e um segredo mortal.

OS DEZ MANDAMENTOS (1956)
Direção: Cecil B. DeMille | IMDB: 7,9

As técnicas utilizadas por Cecil B. DeMille para dividir o mar Vermelho foram um dos grandes segredos da época. Depois os fãs aprenderam que o resultando foi alcançado técnicas de inversão de imagens e tanques de água gigantescos.

Na trama Moisés, um príncipe egípcio, aprende sobre sua verdadeira herança como hebreu e sobre sua missão divina como libertador de seu povo.

UM CORPO QUE CAI (1958)
Direção: Alfred Hitchcock | IMDB: 8,3

Qual a melhor maneira de expressar o deslocamento do personagem e ao mesmo tempo fazer com que os espectadores sintam o mesmo? Hitchocok chegou a uma conclusão engenhosa: puxar a câmera para trás no momento do zoom.

Na trama um ex-policial luta contra seus demônios enquanto está obcecado por uma mulher.

JASÃO E OS ARGONAUTAS (1963)
Direção: Don Chaffey | IMDB: 7,3

Ray Harryhause foi o mestre na arte do stop-motion, graças ao seu trabalho os artistas dos efeitos especiais começaram a ser reconhecidos. A cena com os esqueletos demorou quatro meses para ficar pronta.

Na trama, Jasão, o lendário herói grego lidera uma equipe de intrépidos aventureiros em uma busca perigosa pelo velo de Ouro.

OS PÁSSAROS (1963)
Direção: Alfred Hitchcock | IMDB: 7,6

Hitchcock precisava de uma frota aviária e Ub Iwerks foi o responsável. Para a cena utilizou um processo que misturava vapor de sódio para misturar os atores com as imagens.

Na trama a rica socialite Melanie Daniels viaja para a cidade de Bodega Bay para encontrar o charmoso solteirão Mitch Brenner. Lá, milhares de pássaros iniciam uma terrível série de ataques sem explicação.

O PLANETA DOS MACACOS (1968)
Direção: Franklin J. Schaffner | IMDB: 8,0

John Chambers adaptou uma técnica utilizada para substituir olhos e orelhas de veteranos da 2ª Guerra para o visual dos Macacos. A técnica permitia a percepção das emoções. Ganhou um Oscar especial para maquiagem.

Na trama uma tripulação de astronautas choca com un planeta num futuro distante, onde os macacos são inteligentes e a espécie dominante.

2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO (1968)
Direção: Stanley Kubrick | IMDB: 8,3

Um passeio através de luzes pulsantes no hiperespaço. Douglas Trumbul utilizou uma série de técnicas para alcançar essa sequência impressionante. Desde tintas jogadas em água preta, imagens dentro de tambores rotativos, além de outras inovações.

Na trama após a descoberta um misterioso artefato na superfície da Lua, a humanidade tenta encontrar seus origens com a ajuda da inteligença do ordernador HAL 9000.

O EXORCISTA (1973)
Direção: William Friedkin | IMDB: 8,1

A cena do vomito, da escada e do 360° impressionam, mas o que passa despercebido é o Padre Merrin. Na época Max von Sydow, com 44 anos, usava uma maquiagem feita por Dick Smith e Rick Baker, que fez todo mundo acreditar que realmente era muito velho.

Na trama uma jovem é possuída por um espírito maligno e sua mãe desesperadamente busca obter a ajuda de dois sacerdotes.

TUBARÃO (1975)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 8,1

O primeiro tubarão construído afundou como uma pedra, o segundo não abria a boca e o terceiro quebrava tanto que quase provocou o cancelamento da produção. Criado pelo designer Joe Alves e o supervisor de efeitos especiais Bob Mattey.

Na trama quando um tubarão desencadea caos numa praia, uma caça tem início para interromper as mortes.

GUERRA NAS ESTRELAS (1977)
Direção: George Lucas | IMDB: 8,6

A fantasia de George Lucas foi um divisor de águas para os efeitos e a forma de se fazer cinema. Misturando técnicas de stop-motion e efeitos visuais o filme conseguiu um resultando impactante.

Na trama A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

CONTATOS IMEDIATOS DE TERCEIRO GRAU (1977)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 7,6

Por duas horas Steven Spielberg provoca o espectador com vislumbres do disco voador e quando finalmente é revelado, nos deparamos com uma gigantesca é incrível nave espacial.

Na trama um grupo tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu, como tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.

ZOMBIE – O DESPERTAR DOS MORTOS (1978)
Direção: George A. Romero | IMDB: 7,8

O clássico de George A. Romero. O filme onde Tom Savini ficou conhecido como um especialista na arte de produzir zumbis. Pra quem se diz fã de horror, esse filme merece uma atenção.

Na trama depois de uma epidemia de zumbis destruir uma cidade, um grupo procura refúgio em um shopping.

SUPERMAN O FILME (1978)
Direção: Richard Donner | IMDB: 7,4

O diretor Richard Donner utilizou praticamente todos os truques no filme: Matte Shots, lentes personalizadas, e claro, cabos. A maioria das cenas foram gravadas pelo próprio Christopher Reeve, e em 78 o homem finalmente conseguia voar.

Na trama um órfão alienígena é enviado de um planeta moribundo é enviado para a Terra, onde cresce e se torna o super-herói mais poderoso do planeta.

ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979)
Direção: Ridley Scott | IMDB: 8,5

O fato de ele estar grávido de uma criatura alienígena chocou toda a platéia. Desenvolvido pelo artista suíço HR Gingero, o ator foi parcialmente escondido e o seu tronco substituído por uma prótese sobre um tubo pressurizado.

Na trama quando a tripulação do rebocador espacial Nostromo responde a um sinal de socorro de um planeta árido, descobre uma forma de vida mortal que se reproduz em hospedeiros humanos. Agora, a tripulação tem de lutar pela sobrevivência e impedir que a criatura chegue à Terra.

MUPPETS – O FILME (1979)
Direção: James Frawley | IMDB: 7,6

A cena em que Caco anda de bicicleta ainda continua sendo a mais impressionante do filme. Como eles conseguiram? Um mistério que durou um bom tempo.

Na trama Kermit e seus novos amigos viajam pela América para encontrar sucesso em Hollywood.

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981)
Direção: John Landis | IMDB: 7,5

Responsável por criar a categoria de Melhor Maquiagem no Oscar. A melhor transformação, nenhum CGI conseguiu substituir a agonia desenvolvida por Rick Baker. Não podemos esquecer o realismo do morto-vivo falante.

Na trama dois estudantes americanos são atacados por um lobisomem em uma viagem pela Inglaterra.

SCANNERS – SUA MENTE PODE DESTRUIR (1981)
Direção: David Cronenberg | IMDB: 6,7

O filme definiu como uma cabeça deveria explodir. David Cronenberg conseguiu criar um sci-fi com elementos de horror, poderia ser apenas uma simples explosão, mas o diretor conseguiu um resultado realista.

Na trama um cientista envia um homem com poderes psíquicos extraordinários para caçar outros como ele.

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 8,4

Quando a intenção e deixar os deuses nervosos é sempre bom ter os gênios da Industrial Light & Magic. A cena onde o rosto do nazista derrete foi feita com moldes feitos de gelatina e uma lâmpada super aquecida.

Na trama o arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança. O portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.

TRON UMA ODISSÉIA ELETRÔNICA (1982)
Direção: Steven Lisberger | IMDB: 6,7

Muito mais do que motos, um marco para animação, foi a partir deste filme que a Disney percebeu que a computação era o futuro das produções.

Na trama um hacker é sequestrado e forçado a participar de jogos de gladiadores, onde sua única chance de escapar é com a ajuda de um programa de segurança.

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)
Direção: John Carpenter | IMDB: 8,2

Durante décadas, a regra de filmes de horror sempre foi para manter a criatura nas sombras. O diretor John Carpenter e o artista Rob Bottin acabram com isso e criaram uma das criaturas mais assustadoras do cinema.

Na trama um grupo de pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos.

BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDRÓIDES (1982)
Direção: Ridley Scott | IMDB: 8,1

Douglas Trumbull (trabalhou com Kubrick em 2011) desenvolveu uma névoa fina para criar uma atmosfera realista e envolver uma versão miniaturizada de uma Los Angels decadente. Considerado como o momento de amadurecimento dos efeitos especiais e Ridley Scott aclamado como um visionário.

Na trama uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

E.T. O EXTRATERRESTRE (1982)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 7,9

Uma das figuras mais queridas da cultura pop. Criação do mestre dos efeitos Carlos Rambaldi. O extraterrestre com pescoço alongado e dedos brilhantes foram ótimos detalhes, mas o que emociona são as expressões faciais.

Na trama uma criança encontra coragem para ajudar a um extraterrestre a escapar a Terra e voltar para sua casa.

POLTERGEIST – O FENÔMENO (1982)
Direção: Tobe Hooper | IMDB: 7,3

A cena do palhaço ainda é vista como a mais assustadora, mas a cenas do aparelho dental e os dez minutos finais são inesquecíveis.

Na trama uma família precisa lidar com acontecimentos assustadores quando espíritos começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Incialmente amigáveis, mas ficam cada vez mais ameaçadores quando a filha mais nova do casal desaparece.

ZELIG (1983)
Direção: Woody Allen | IMDB: 7,7

Trabalhando com o diretor de fotografia Gordon Willis, Woody Allen mesclou imagem de filmes antigos e conseguiu passar a impressão de que o seu personagem estava interagindo com figuras como Al Capone.

Na trama neste documentário ficcional, um homem alcança notoriedade por sua capacidade de imitar qualquer pessoa que encontra.

O ENIGMA DA PIRÂMIDE (1985)
Direção: Barry Levinson | IMDB: 6,8

Essa produção foi um marco, foi o primeiro filme a ter um personagem inteiramente em CGI. Um curiosidade, a cena foi desenvolvida por John Lasseter.

Na trama quando várias pessoas começam a ter ilusões inexplicáveis ​​que levam à morte, um adolescente Sherlock Holmes decide investigar.

A MOSCA (1986)
Direção: David Cronenberg | IMDB: 7,6

Chris Walas ganhou um Oscar pela maquiagem. Ainda hoje é angustiante e assustador assistir Jeff Goldblum se transformar na criatura grotesca.

Na trama um cientista comença se transformar em uma mosca gigante, depois que um de seus experimentos falha.

GÊMEOS – MÓRBIDA SEMELHANÇA (1988)
Direção: David Cronenberg | IMDB: 7,2

Filmes sobre gêmeos sempre será um desafio. O diretor David Cronenberg aperfeiçoou a técnica em uma era pré-CGI, mas o mais importante foi ter um ator paciente. Pelo filme Jeremy Irons ganhou um Oscar de Melhor ator.

Na trama dois ginecologistas gêmeos aproveitam ao máximo o fato de que ninguém pode distingui-los, até que seu relacionamento comece a se deteriorar por uma mulher.

O SEGREDO DO ABISMO (1989)
Direção: James Cameron | IMDB: 7,5

James Cameron descobriu que os engenheiros da Industrial Light & Magic estavam trabalhando em um novo software. O resultado foi um fluxo de água em forma de serpente e com uma expressão humana. Durou apenas 75 segundos, mas foi o suficiente para dar início a era CGI em Hollywood.

Na trama uma equipe se prepara para procurar um submarino nuclear perdido e enfrenta o deconhecido, quando encontra uma espécie aquática alienígena.

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)
Direção: James Cameron | IMDB: 8,6

A partir desse ponto os efeitos especiais evoluem. A maquiagem de Schwarzenegger impressiona, mas o vilão T-1000 consegue roubar a cena. Robert Patrick teve seu rosto e corpo mapeado digitalmente.

Na trama um cyborg, idêntico àquele que não conseguiu matar Sarah Connor, deve agora proteger seu filho adolescente, John Connor, de um cyborg mais avançado e poderoso.

ERA UMA VEZ NA CHINA (1991)
Direção: Hark Tsui | IMDB: 7,2

A técnica era utilizada nas produções chinesas desde 1960, mas foi esse filme que transformou as acrobacias de Jet Li em uma arte. O coreógrafo foi Yuen Woo-Ping, o responsável pelas cenas deslumbrantes de O Tigre e o Dragão.

Na trama o lendário herói das artes marciais Wong Fei-Hung luta contra a invasão da China por forças estrangeiras.

JURASSIC PARK – O PARQUE DOS DINOSSAUROS (1993)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 8,2

Antes de Spiellberg, os dinossauros favoritos do público eram as relíquias criadas por Stop-motion. Graças à combinação de CGI e os monstros mecânicos de Stan Winston, foi possível trazer de volta a vida essas criaturas impressionantes.

Na trama Alan Grant, Ellie Sattler e Ian Malcolm visitam uma ilha com dinossauros clonados. Mas após uma queda de energia, os problemas começam a surgir.

FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTÓRIAS (1994)
Direção: Robert Zemeckis | IMDB: 8,8

Parece só um bobão correndo não é? Errado. As cenas aonde Tom Hanks cumprimenta grandes figuras histórica utilizou fundo azul e rotoscopia.

Na trama Forrest inspira a todos com seu otimismo. Seja como um astro do esporte, lutando no Vietnã ou como capitão de um barco, mas a pessoa que mais ama pode ser a mais difícil de salvar.

BABE O PORQUINHO ATRAPALHADO (1995)
Direção: Chris Noonan | IMDB: 6,9

Antes desse filme os animais não falavam, apenas mastigavam. A integração de animais reais, animatronic e computação foram as técnicas utilizadas para o resultado incrível.

Na trama a calma rotina da fazenda do sr. Arthur Hogget ganha mais vida com a chegada de Babe, um porquinho que desafia a própria natureza para virar pastor de ovelhas.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)
Direção: Steven Spielberg | IMDB: 8,6

Um dos filmes mais realistas de Steven Spielberg. Balas digitais atravessam os soldados e toda uma frota foi criada digitalmente para a cena na praia de Omaha.

Na trama um grupo de soldados precisam encontrar ao unico irmão vivo de três que morreram na guerra.

MATRIX (1999)
Direção: Lana e Lilly Wachowski | IMDB: 8,7

Carrie-Anne Moss pairando no ar enquanto a câmera gira em 360°, parecia incrível, mas era apenas o início. O efeito bullet-time, uma combinação de fotografia e computação, congelou os atores e tornou as balas visíveis ao olho humano. Ponto para os irmãos Wachowski.

Na trama um hacker aprende com os misteriosos rebeldes sobre a verdadeira natureza de sua realidade e seu papel na guerra contra seus controladores.

Dica de post: As mentiras contadas pelo cinema

O SENHOR DOS ANÉIS: AS DUAS TORRES (2002)
Direção: Peter Jackson | IMDB: 8,8

Toda a trilogia foi importante para o aprimoramento dos efeitos especiais, mas Gollum conseguiu algo que até o momento faltava nos CGI. A captura de movimento deu vida e sentimentos à criatura e transformou Andy Serkis um especialista.

Na trama Frodo e Sam estão perto de Mordor com a ajuda de Gollum, enquanto a irmandade luta contra Saruman.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON (2008)
Direção: David Fincher | IMDB: 7,8

Como rejuvenescer e envelhecer Brad Pitt? Esse foi o desafio encontrado pelo diretor David Fincher. Tecnologias foram desenvolvidas e o cinema deu um passo importante contra o efeito do tempo.

Na trama Benjamin Button é único, um homem que “envelhece” de trás para frente, com consequências surpreendentes.

AVATAR (2009)
Direção: James Cameron | IMDB: 7,9

Nenhum filme jamais tinha utilizado imagens tão impressionantes para criar uma completa imersão, provando que o cinema 3D pode ser admirando como uma forma de expressão artística.

Na trama um militar paraplégico é enviado para Pandora em uma missão, acaba ficando dividido entre seguir suas ordens e proteger o mundo que ele sente ser sua casa.

Fonte: IMDB