Vampiros são quase tão antigos quanto o próprio cinema, com Nosferatu assustando o público desde 1922, seguido pelas incontáveis ​​iterações que vieram em sua sombra. Cada década desde então deu suas próprias interpretações do mito e escolhemos os mais relevantes.

Lobisomens, múmias e todo tipo de criaturas assustadoras existem desde as primeiras décadas do cinema, mas nenhum estava tão peparada para a câmera do que os vampiros. Aqueles condes impecáveis, que hipnotizam com suas roupas e capas extravagantes. Portanto, não é surpresa que alguns dos melhores filmes de vampiros daquela época sejam alguns dos melhores vampiros de agora, como Drácula e Nosferatu.

Ao longo de todas as adptações, algumas caracteristicas foram respeitas (a maioria). Para manter a vida eterna devem sugar o sangue de um ser humano vivo, não podem sair durante o dia e nem entrar na casa de alguém sem serem convidados. Poderes, mas algumas limitações.

O apelo sexual tem sido especialmente representado nos filmes, destaque para os anos 80, momento em que as criaturas da noite recuperaram a popularidade com produções como A Hora do Espanto e Garotos Perdidos. Particularmente um visual que adoro. As próteses dão um toque especial.

Nos anos 90 o tom sério com Drácula de Bram Stoker e Entrevista com O Vampiro. Apesar de produções mais recentes não alcançarem a grandiosidade dos seus predecessores, existem vislumbres de criatividade como por exemplo a franquia Anjos da Noite.

Embora o gênero tenha gerado muitos clássicos sangrentos – muitos para contar, a lista é formada pelos 37 melhores filmes de vampiro, assim sendo, tem espaço para terror, comédia, drama e remakes, se bem que uma novidade sempre é legal.

NOSFERATU (1922)

Direção: F.W. Murnau | IMDB: 7,9

O primeiro clássico, direto do cinema mudo e interpretado por Max Schreck. Inegavelmente o primeiro passo no cinema. Indispensável para os fãs de vampiros.

Na trama Hutter viaja até aos Cárpatos para vender um castelo cujo proprietário é o Conde Orlock, um vampiro que vai para Bremen e espalha o terror.

DRÁCULA (1931)

Direção: Tod Browning | IMDB: 7,4

Bela Lugosi e a Universal foram os responsáveis por essa adoração aos vampiros. Sobretudo a imagem de uma criatura sedutora.

Na trama Conde Drácula viaja para Londres e passa a residir em um velho castelo. Quando ele coloca seus olhos em Mina, o caçador de vampiros Van Helsing é convocado.

FOME DE VIVER (1983)

Direção: Tony Scott | IMDB: 6,6

Estreia de Tony Scott no cinema, um filme com vampiros que não é necessariamente sobre vampiros. Um elenco com nomes como Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon.

Na trama John é o amante da linda vampira Miriam, que existe desde a época dos faraós. Ele acha que viverá para sempre, mas começa a envelhecer rapidamente e Miriam procura um novo companheiro.

A HORA DO ESPANTO (1985)

Direção: Tom Holland | IMDB: 7,0

Direção de Tom Holland (Brinquedo Assassino), foi fundamental para revitalizar os vampiros. Uma mistura de humor e terror. Jerry Dandrige (Chris Sarandon) é sexy e assustador. Destaque para maquiagem protética.

Na trama um adolescente viciado em programas de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros. Pede ajuda a um suposto caçador de vampiros, Peter Vicent (Roddy McDowall), que se recusa a ajudá-lo por covardia e por não acreditar na história.

OS GAROTOS PERDIDOS (1987)

Direção: Joel Schumacher | IMDB: 7,2

Um clássico oitentista que não envelheceu nada. Quase nada de efeito especial, e o pouco que possui, não perde para a tecnologia atual. Jason Patric e Kiefer Sutherland explodem com um visual estiloso, mesmo que precisem se esforçar para brilhar mais que a dupla Corey Haim e Corey Feldman.

Na trama os irmãos Michael e Sam se mudam para a Califórnia. Sam encontra novos amigos, mas Michael acaba se envolvendo com uma gangue local. Ao se dar conta do que está acontecendo, Sam e seus novos amigos embarcam na missão de salvar Michael.

DEU A LOUCA NOS MONSTROS (1987)

Direção: Fred Dekker | IMDB: 6,9

Um clássico da Sessão da Tarde, dirigido por Fred Dekker e escrito por ele e Shane Black. Apesar de não ser  apenas sobre vampiros, o filme é divertido e resgata elementos clássicos.

Na trama um grupo de adolescentes, precisam enfrentar Drácula, Frankenstein, Lobisomem, Múmia e O Monstro do Lago, e evitar que encontrem um amuleto mágico.

A HORA DO ESPANTO 2 (1988)

Direção: Tommy Lee Wallace | IMDB: 5,9

O primeiro foi um sucesso, mas a sequência conseguiu manter a qualidade. Seja como for, Regine Dandridge (Julie Carmen) e linda e deliciosamente assustadora.

Na trama vampiros liderados pela sedutora Regine, parecem ter um interesse em Charlie, responsável pela morte do seu irmão, que planeja uma vingança.

BUFFY, A CAÇA-VAMPIROS (1992)

Direção: Fran Rubel Kuzui | IMDB: 5,6

Todo mundo conhece a série, mas o filme apesar de pouco celebrado nos cinemas, tinha como Buffy nada menos que Kristy Swanson, além de Luke Perry, Donald Sutherland e Rutger Hauer no elenco.

Na trama Buffy Summers precisa apreender rapidamente como se defender dos vampiros, ao mesmo tempo, proteger seus amigos.

DRÁCULA DE BRAM STOKER (1992)

Direção: Francis Ford Coppola | IMDB: 7,4

Coppola pegou todos os elementos clássicos e transformou Gary Oldman no verdadeiro Drácula. Inegavelmente considerado uma das melhores adaptações.

Na trama Jonathan Harker aceita um trabalho na Transilvânia. Capturado e aprisionado pelo vampiro Drácula, o Conde decide viajaa para Londres atrás de sua noiva de Harker, Mina Murray, que lembra seu antigo amor.

CRONOS (1993)

Direção: Guillermo del Toro | IMDB: 6,7

O primeiro passo da para que seja criada o universo de Guillermo del Toro e os seus vampiros. Talvez provavelmente o filme mais leve do diretor.

Na trama um alquimista criou o Cronos, objeto que concede vida eterna a quem o detém. Séculos depois, Cronos chega às mãos de um vendedor, que dispara o mecanismo e causa uma grande transformação em sua vida.

ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994)

Direção: Neil Jordan | IMDB: 7,5

Uma história fascinante que aborda a passagem do tempo, exatamente o que adoramos nos vampiros. O encontro de Tom Cruise e Brad Pitt, em outras palavras, um acontecimento. Bem como um roteiro bem desenvolvido e ótimas atuações. Lestad continua relevante.

Na trama um jornalista biógrafo entrevista um jovem que afirma ser vampiro. Louis de Pointe du Lac, narra suas experiências dos últimos 200 anos e reconta seu encontro com Lestat.

DRÁCULA – MORTO MAS FELIZ (1995)

Direção: Mel Brooks | IMDB: 5,8

Divertida paródia de Drácula de Bram Stoker estrelado por Mel Brooks e Leslie Nielsen. Por mais que seja exagerado, tudo funciona e as piadas são ótimas.

Na trama um advogado vai à Transilvânia para encontrar-se com o Conde Drácula, por quem é hipnotizado. O plano do vampiro é ir a Londres em busca de sangue novo, mas o Dr. Van Helsing faz de tudo para detê-lo.

UM VAMPIRO NO BROOKLYN (1995)

Direção: Wes Craven | IMDB: 4,6

Apesar de um roteiro simples, assistir uma parceria entre Eddie Murphy e Wes Craven gera um pouco de curiosidade. O resultado é bom, assustador é a habilidade de Murphy de criar vários personagens.

Na trama Maximillian viaja até Nova York para procurar uma esposa e dar continuidade à sua linhagem de vampiros. Lá, ele conhece a bela detetive Rita, que acredita ser a descendente de uma ordem de vampiros.

UM DRINK NO INFERNO (1996)

Direção: Robert Rodriguez | IMDB: 7,2

Antes de mais nada, roteiro de Quentin Tarantino e Salma Hayek . O filme é sujo e espirra sangue na tela, um elenco com nomes como George Clooney, Harvey Keitel, Juliette Lewis, Danny Trejo e Tom Savini.

Na trama dois irmãos criminosos sequestram um pastor e sua família e cruzam a fronteira, chegando ao México. Eles se escondem em uma boate mexicana, mas descobrem que os frequentadores do local são vampiros.

BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS (1998) 

Direção: Stephen Norrington | IMDB: 7,1

Antes da MCU, Wesley Snipes convenceu e detonou como um verdadeiro caçador de vampiros. Destaque para as cenas de ação.

Na trama Blade , metade mortal e metade imortal, parte em busca do vampiro responsável pela morte de sua mãe.

VAMPIROS DE JOHN CARPENTER (1998)

Direção: John Carpenter | IMDB: 6,1

Aquela questão de juntar dois nomes expressivos, um diretor sanguinolento e o exagerado caçador Jack Crow (James Woods). Em outras palavras, muito sangue. Muito mesmo.

Na trama desde que seus pais foram assassinados por vampiros, Jack Crow tem um propósito na vida: colocar estacas nos corações dos sugadores de sangue.

BLADE II: O CAÇADOR DE VAMPIROS (2002)

Direção: Guillermo del Toro | IMDB: 6,7

Lembra do filme “Chronos”? Aqui Del Toro começa a expandir seu universo bem particular de vampiros, bem como deu uma encorpada na trama.

Na rtama Blade é forçado a se juntar com os vampiros a fim de superar um novo tipo de monstro que ameaça eliminar ambas as raças.

ANJOS DA NOITE (2003)

Direção: Len Wiseman | IMDB: 7,0

A realização de um sonho. Assistir nos cinema a guerra entre vampiros e lobisomens e tudo isso feito com um cuidado de um fã. Sem dúvida Kate Beckinsale transformou Selene em algo único.

Na trama os vampiros mantém uma batalha e uma antiga rivalidade com um grupo de lobisomens. Quando um estudante de medicina mortal é ameaçado, uma vampira tenta protegê-lo e evitar que uma nova raça híbrida seja criada.

ANJOS DA NOITE – A EVOLUÇÃO (2006)

Direção: Len Wiseman | IMDB: 6,7

Mergulhou em assuntos pouco explorados como evolução, agora o visual do Marcus (Tony Curran) ficou perfeito da mesma forma que William Corvinus. Impecável!

Na trama a antiga luta ganha novas dimensões. Traída pelo seu próprio clã, a guerreira vampira Selene busca vingança e decide descobrir a verdade sobre a identidade do primeiro Imortal verdadeiro.

30 DIAS DE NOITE (2007)

Direção: David Slade | IMDB: 6,6

Vampiros assustadores e motivados apenas pela fome. Um roteiro direto e uma grande adaptação de uma HQ. Danny Huston impecável como o líder dos vampiros!

Na trama depois que uma cidade do Alasca mergulha na escuridão por um mês, ela é atacada por um grupo de vampiros.

EU SOU A LENDA (2007)

Direção: Francis Lawrence | IMDB: 7,2

Não são exatamente vampiros, mas Will Smith e Alice Braga conseguiram salvar a o filme, bem como todo o visual adotado. Por mais que não tenha agradado, o resultado final funciona.

Na trama depois que uma praga matou a maioria da humanidade, o unico sobrevivente da cidade de Nova Iorque tenta encontrar uma cura.

DEIXA ELA ENTRAR (2008)

Direção: Tomas Alfredson | IMDB: 7,9

Não apenas uma surpresa, um exemplo de criatividade. Talvez provavelmente a razão de tanta adoração. A jovem Eli (Lina Leandersson) é motivo de uma análise profunda sobre o tema.

Na trama Oskar, um tímido jovem de 12 anos, faz amizade e encontra o amor com Eli, sua misteriosa e bela vizinha.

ANJOS DA NOITE 3: A REBELIÃO (2009)

Direção: Patrick Tatopoulos | IMDB: 6,5

O melhor de todos! Explora o passado dos personagens Viktor (Bill Nighy) e Lucian (Michael Sheen) e assim como explica o motivo de tanto ódio entre as espécies.

Na trama conhecemos uma história de origens centrada na rivalidade centenária entre a raça de vampiros aristocráticos e seus ex-escravos, os Lycans.

DEIXE-ME ENTRAR (2010)

Direção: Matt Reeves | IMDB: 7,1

Apesar de ser um remake, Chloe Moretz e Kodi Smit-McPhee conseguem injetar novidade, dessa forma não fica apenas algo copiado.

Na trama uma jovem intimidado faz amizade com uma jovem vampira que vive em segredo com seu tutor.

STAKE LAND- ANOITECER VIOLENTO (2010)

Direção: Jim Mickle | IMDB: 6,4

Produção independente, apesar das limitações consegue explorar as criaturas e o ambiente apocalíptico. Uma abordagem diferente e violenta, acima de tudo destaque para os personagens Mister (Nick Damici) e Martin (Connor Paolo).

Na trama em um mundo de vampiros, um caçador e o seu jovem protegido viajam por um mundo cheio de perigos.

A HORA DO ESPANTO (2011)

Direção: Craig Gillespie | IMDB: 6,4

Também não sou muito fã de tocar em clássicos, mas Colin Farrell, Anton Yelchin e Imogen Poots conseguem escapar de uma fila de remakes desastrosos. Da mesma forma que o original, temos algo que diverti.

Na trama quando um vizinho se muda para a casa ao lado, Charley desconfia que algo está errado, mesmo tudo parecendo um absurdo.

BYZANTIUM: UMA VIDA ETERNA (2012)

Direção: Neil Jordan | IMDB: 6,5

Não tem o charme de Entrevista com o Vampiro, com nomes como Saoirse Ronan e Gemma Arterton, entrega uma trama pouco aproveitada.

Na trama os residentes de uma cidade costeira descobrem, com consequências mortais, o segredo compartilhado pelas duas misteriosas mulheres que procuraram refúgio.

ANJOS DA NOITE: O DESPERTAR (2012)

Direção: Mans Marlind | IMDB: 6,3

Apesar de não ser o melhor, conseguiu manter a qualidade. Destaque para a evolução do CGI, apesar de sentimos falta do Michael ( Scott Speedman).

Na trama quando as forças humanas descobrem a existência dos clãs Vampiro e Lycan, começa uma guerra para erradicar ambas espécies.

HOTEL TRANSILVÂNIA (2012)

Direção: Genndy Tartakovsky | IMDB: 7,0

Como sempre Adam Sandler surpreendendo. Ficou perfeito! Uma versão exagerada, divertida e assustadora do Conde Drácula.

Na trama Drácula, quem opera um complexo turístico de luxo longe do mundo humano, entra em modo superprotetor quando um humano se apaixona pela sua filha.

SOMBRAS DA NOITE (2012)

Direção: Tim Burton | IMDB: 6,2

A dupla Tim Burton e Johnny Depp sempre surpreendem ainda mais que a trama possui todos os elementos. Apesar de exagerado funciona, mas poderia ter sido muito melhor.

Na trama Barnabas Collins, apos libertado, retorna para sua casa, onde seus descendentes disfuncionais exigem sua proteção.

AMANTES ETERNOS (2013)

Direção: Jim Jarmusch | IMDB: 7,2

Outro exemplo de genialidade estrelado por Tilda Swinton e Tom Hiddleston. Uma análise sobre os consequências da imortalidade assim como a dificuldade de se adaptar.

Na trama um músico deprimido se reencontra com sua amante embora o romance seja interrompido pela chegada de sua incontrolável irmã.

DRÁCULA: A HISTÓRIA NUNCA CONTADA (2014)

Direção: Gary Shore | IMDB: 6,2

Na verdade é complicado defender, mesmo que o CGI seja de qualidade, mas apesar de deslizes, merece uma espiadinha. Agora tentar transformar Drácula em herói foi complicado.

Na rama quando a Transilvânia é ameaçada pela invasão turca, uma paz humilhante é negociada. Ensinado pelo inimigo, Vlad conhece os seus truques e começa a liderar o seu povo numa guerra.

O QUE FAZEMOS NAS SOMBRAS (2014)

Direção: Jemaine Clement | IMDB: 7,6

Uma mistura de comédia e genialidade, não apenas explora os elementos clássicos, bem como transporta toda a excentricidade em um pacote empolgante.

Na trama Viago, Deacon e Vladislav são vampiros que lutam para se adaptarem com a vida moderna.

ANJOS DA NOITE: GUERRAS DE SANGUE (2016)

Direção: Anna Foerster | IMDB: 5,7

A franquia mais duradoura sobre vampiros, na verdade a única. Apesar de alguns deslizes no roteiro, merece destaque.

Na trama Selene luta para acabar com a guerra eterna entre o clã Lycan e a facção vampira que a traiu.

GUERRA DOS MONSTROS (2015)

Direção: Robbie Pickering | IMDB: 5,9

Não precisa ser sério o tempo todo. Uma versão não tão criativa como Deu a Louca nos Monstros, mas consegue agradar aos fãs. A palavra é diverção!

Na trama alienígenas invadem Dillford, uma cidade onde convivem vampiros, zumbis e humanos. As três espécies precisam se unir para se livrar dos visitantes e restabelecer a ordem.

ANOITECER VIOLENTO 2 (2016)

Direção: Dan Berk | IMDB: 5,3

Manteve a identidade. Apesar das limitações, tudo funciona e uma prova que as vezes a simplicidade é o melhor caminho.

Na trama Martin falha em proteger sua esposa e filha de um ataque de vampiros e decide retornar à América do Norte para procurar a ajuda do caçador Mister e destruir o líder deles.

Dica de post: Os Lobisomens mais assustadores do cinema

CÉU VERMELHO-SANGUE (2021)

Direção: Peter Thorwarth | IMDB: 6,1

Uma surpresa! A Neflix vem se esforçando para acertar uma produção sobre vampiros, apesar de muitos deslizes, o filme consegue ser muito bom.

Na trama um grupo de terroristas sequestra um avião, uma mulher misteriosa é forçada a revelar sua verdadeira natureza para proteger seu filho.

Fonte: IMDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *