Predador com Arnold Schwarzenegger | 15 curiosidades!
30 de agosto de 2025Descubra os bastidores, segredos e coincidências que transformaram Predador em um dos maiores filmes de ação e ficção científica dos anos 80.
Mesmo com toda a evolução dos efeitos digitais (CGI), o clássico Predador (1987) estrelado por Arnold Schwarzenegger continua sendo o melhor filme da franquia. A mistura de suspense, ficção científica e ação brutal transformou a produção em um dos maiores ícones dos anos 80.
Mas o que muitos fãs não sabem é que várias coincidências e mudanças de última hora ajudaram a criar o sucesso que conhecemos hoje. Se você é fã da franquia ou adora descobrir curiosidades de bastidores, O Predador é um prato cheio de histórias incríveis que ajudaram a moldar a cultura pop dos anos 80.
Confira abaixo 15 curiosidades incríveis sobre o filme Predador (1987), algumas delas são simplesmente inacreditáveis!
1 – Os diretores que recusaram O Predador antes de John McTiernan
Antes de John McTiernan assumir a direção de O Predador (1987), o estúdio avaliou diversos nomes para comandar o projeto. Um deles foi o cineasta neozelandês Geoff Murphy, conhecido por filmes como Jovens Demais para Morrer e Freejack – Os Imortais. Embora a negociação não tenha avançado, a escolha indica como os produtores buscavam diferentes estilos para definir o tom do filme.
Além de Murphy, uma impressionante lista de diretores renomados chegou a ser convidada para dirigir Predador. Entre eles estavam Ridley Scott, James Cameron, Brian De Palma, Richard Donner e John Carpenter.
Todos recusaram o projeto, alegando não ter interesse em dirigir um filme de alienígena ou monstro ambientado na selva, decisão que acabou abrindo caminho para McTiernan transformar o longa em um clássico do cinema de ação e ficção científica dos anos 80.
2 – Arnold Schwarzenegger mudou o roteiro

No roteiro original de O Predador (1987), o personagem Dutch Schaefer, vivido por Arnold Schwarzenegger, enfrentaria o alienígena completamente sozinho. O próprio Schwarzenegger considerou a ideia pouco impactante e sugeriu a inclusão de uma equipe de soldados, o que tornou a narrativa mais tensa, dinâmica e memorável, além de ajudar a construir a sensação de ameaça crescente ao longo do filme.
Para viver Dutch de forma mais realista, Arnold Schwarzenegger perdeu mais de 11 quilos antes do início das filmagens. A transformação física foi pensada para adequar o ator ao perfil de um agente de operações especiais, que precisava ser ao mesmo tempo magro, resistente e extremamente musculoso, reforçando o tom mais sério e militar do clássico de ação e ficção científica.
3 – A ideia nasceu de uma piada em Hollywood
Após o lançamento de Rocky IV (1985), começou a circular em Hollywood uma piada curiosa: o próximo adversário de Rocky Balboa seria um alienígena. A brincadeira acabou servindo de inspiração para o conceito inicial de O Predador (1987), dando origem a um dos monstros mais icônicos da história do cinema de ação e ficção científica.
Durante o desenvolvimento do projeto, o filme quase recebeu o título Hunter (Caçador). A mudança para Predator aconteceu apenas depois que o visual da criatura foi completamente reformulado, tornando o nome muito mais impactante e alinhado à ameaça letal apresentada no longa estrelado por Arnold Schwarzenegger.
Outro detalhe interessante dos bastidores de O Predador envolve Shane Black, que interpreta o soldado Hawkins no filme. Na realidade, Black foi contratado principalmente para revisar o roteiro, aproveitando o período de produção para trabalhar paralelamente no texto de O Último Boy Scout (1991). Vale lembrar que ele já havia assinado o roteiro de Máquina Mortífera (1987), um dos grandes sucessos do gênero.
Leia também:
4 – A equipe de Dutch: funções e especialidades dos soldados

Em O Predador (1987), cada integrante da equipe liderada por Dutch Schaefer (Arnold Schwarzenegger) possui uma função específica, reforçando o realismo militar e a dinâmica do grupo durante a missão na selva. Essa divisão clara de papéis ajuda a construir a tensão do filme e torna cada personagem memorável.
Billy (Sonny Landham) atua como batedor e rastreador, sendo responsável por identificar ameaças e ler o terreno. Mac (Bill Duke) é o sargento e segundo em comando, especializado em assaltos diretos. Poncho (Richard Chaves) cumpre o papel de engenheiro de demolição e tradutor, com indícios de também possuir treinamento médico.
Já Hawkins (Shane Black) é o operador de rádio da equipe, possivelmente com conhecimentos médicos adicionais, enquanto Blain (Jesse Ventura) oferece suporte de armamento pesado, sendo a força bruta do grupo. Essa estrutura militar bem definida contribui para o impacto do confronto entre humanos altamente treinados e o alienígena caçador.
5 – Os bastidores extremos das filmagens
As cenas da selva fictícia de Val Verde, em O Predador (1987), foram filmadas em Puerto Vallarta e Palenque, no México. Para aumentar a sensação de perigo e densidade da floresta, a produção espalhou toneladas de folhas artificiais, transformando as locações reais em um verdadeiro labirinto verde.
Um detalhe curioso aparece em uma cena em que o general mostra um mapa para Dutch (Arnold Schwarzenegger): o que vemos na tela não é Val Verde, mas sim um mapa real do Brasil, um erro de continuidade que muitos fãs só percebem ao reassistir ao filme.
Em entrevistas, Kevin Peter Hall, o ator que interpretou o Predador, descreveu as filmagens como uma verdadeira experiência de sobrevivência. Na sequência em que a criatura persegue Dutch, a água estava parada, suja e infestada de sanguessugas, tornando a gravação ainda mais extrema.
No final do filme, há mais uma curiosidade de bastidores: o helicóptero de resgate é pilotado pelo próprio Kevin Peter Hall (Predador). Para completar o clima hostil do set, cobras e escorpiões venenosos reais chegaram a invadir a área de filmagem.
6 – som caracteristo do predador
O som característico de estalos e gorgolejos do Predador nasceu de uma ideia do dublador Peter Cullen, responsável por dar voz à criatura em O Predador (1987). Quando foi convidado pelos produtores para criar uma “voz” para o alienígena, Cullen ficou surpreso, já que não sabia como um monstro daquele tipo deveria soar, especialmente porque o estúdio relutava em revelar o visual final do personagem.
Depois de finalmente ver o design da criatura, que Cullen descreveu como semelhante a um “caranguejo-ferradura moribundo”, ele se lembrou de uma experiência da infância, quando ao virar um desses animais ouviu sons de gorgolejo e estalos. Essa memória acabou servindo como inspiração direta para o som que se tornaria uma das marcas mais icônicas do Predador no cinema.
Curiosamente, o Predador não deveria emitir esses sons originalmente. Na época das gravações, Peter Cullen havia acabado de trabalhar em King Kong 2 (1986) e estava com a voz bastante comprometida, chegando a tossir sangue. Por isso, ele optou por uma vocalização mais suave para suas cordas vocais.
7 – Jean-Claude Van Damme quase foi o Predador

Antes de se tornar um dos alienígenas mais icônicos do cinema, o Predador (1987) quase foi interpretado por Jean-Claude Van Damme. A ideia original dos produtores era aproveitar as habilidades do astro das artes marciais para criar um Predador mais ágil, com movimentos rápidos e estilo semelhante ao de um ninja.
O plano, no entanto, não funcionou. O design original do traje do Predador era extremamente pesado e pouco funcional para as filmagens na selva, o que impedia Van Damme de executar os movimentos desejados. Além disso, o ator teria reclamado diversas vezes do calor intenso da fantasia, chegando até a passar mal durante as gravações, e demonstrou insatisfação por não aparecer em cena sem o traje.
Oficialmente, Jean-Claude Van Damme foi desligado do projeto por ser considerado baixo demais, com 1,75m de altura, especialmente ao lado de Arnold Schwarzenegger e do restante do elenco, formado por fisiculturistas com mais de 1,88m. O papel acabou ficando com Kevin Peter Hall, que media impressionantes 2,18m, e o visual do Predador foi completamente redesenhado para torná-lo mais ameaçador, dando origem à versão definitiva da criatura.
08 – Como nasceu o visual icônico

O visual do Predador (1987) passou por mudanças radicais antes de se tornar um dos monstros mais icônicos do cinema. A ideia inicial previa um alienígena com aparência de inseto, magro e de olhos esbugalhados, mas o diretor John McTiernan rejeitou o conceito por não considerá-lo ameaçador o suficiente. Foi então que Arnold Schwarzenegger sugeriu chamar Stan Winston, lendário criador dos efeitos de O Exterminador do Futuro (1984), para redesenhar completamente a criatura.
Durante o processo, ideias curiosas chegaram a ser cogitadas, como usar um macaco fantasiado de Predador para simular saltos entre árvores, uma espécie de captura de movimento primitiva. O plano, no entanto, foi abandonado quando o animal simplesmente retirava o figurino no meio das filmagens.
A inspiração definitiva surgiu quando Stan Winston viu uma pintura de um guerreiro rastafári no escritório de um produtor. A imagem deu origem aos famosos “dreadlocks” da criatura, pensados para criar uma silhueta marcante. Na mesma época, Winston viajava ao Japão com James Cameron, após o lançamento de Aliens (1986). Durante o voo, Cameron sugeriu a ideia de uma criatura com mandíbulas externas, conceito que Winston incorporou ao design final do Predador, creditando Cameron como uma de suas principais inspirações.
Com o primeiro visual rejeitado, a produção chegou a ser interrompida para refazer a criatura. Nesse período, o estúdio assistiu a um corte inicial de apenas uma hora do filme e gostou tanto do resultado que decidiu aumentar o orçamento, permitindo sequências de ação ainda mais ambiciosas e consolidando o Predador como um clássico absoluto do cinema de ação e ficção científica.
9 – O pesado traje e os animatrônicos

O traje do Predador, usado por Kevin Peter Hall, foi construído com materiais extremamente realistas para causar o máximo impacto visual. O figurino chegava a 90 quilos, transformando cada cena em um verdadeiro teste de resistência física.
O peso excessivo e o calor intenso da roupa tornavam as gravações exaustivas, exigindo constantes pausas e ajustes da equipe de produção. Gravado sob o calor sufocante da selva, o filme colocou Hall em condições quase extremas.
Para a cabeça do Predador foram constrtuidas três versões diferentes: uma principal com animatrônicos faciais, uma versão estática usada por dublês e outra aberta na parte frontal, utilizada nas cenas em que o Predador aparece sem a máscara.
A cabeça principal era controlada por nove servomotores, responsáveis pelos movimentos da testa, das mandíbulas e até de um sutil “franzir das bochechas”. Posteriormente, um servomotor externo adicional foi escondido na mochila da criatura para ampliar a abertura da mandíbula inferior.
Kevin Peter Hall também ajudou a dar realismo ao personagem, movendo a boca do Predador com a própria mandíbula e usando lentes de contato especiais. Ao todo, o Predador aparece por cerca de oito minutos em cena, tempo suficiente para se tornar lendário.
10 – Como foi criado o efeito de invisibilidade
O icônico efeito de invisibilidade do Predador (1987) foi criado com uma solução prática e engenhosa. Durante as filmagens na selva, o ator usava um traje vermelho vibrante, escolhido por ser a cor mais oposta ao verde da vegetação e ao azul do céu. Esse vermelho era posteriormente removido por meio de chroma key, criando uma área vazia na imagem.
Em seguida, a mesma cena era filmada novamente sem os atores, utilizando uma lente cerca de 30% mais aberta. Na pós-produção, as duas imagens eram combinadas opticamente, fazendo com que a selva da segunda tomada “preenchesse” o espaço deixado pelo traje removido. Como a lente mais aberta distorcia levemente o fundo, surgia o famoso contorno ondulado do Predador invisível, com o cenário se curvando ao redor de sua silhueta.
Leia também:
11 – As filmagens em estúdio e o traje do Predador nos bastidores
Após três meses de filmagens no México, a produção de O Predador (1987) seguiu para semanas adicionais de gravações em estúdio com tela verde em Los Angeles. Essa etapa foi essencial para finalizar algumas das cenas de ação mais complexas do Predador, permitindo maior controle técnico antes da integração com as imagens da selva.
Durante esse período, o artista de efeitos especiais Howard Berger ficou responsável por levar os trajes do Predador para casa ao final de cada dia de gravação. Como os figurinos ficavam completamente encharcados de suor, Berger precisou improvisar um método de secagem: transportava o traje na carroceria de sua caminhonete e o pendurava no banheiro de seu pequeno apartamento, usando um desumidificador para tentar secá-los durante a noite.
Segundo Berger, os trajes eram extremamente nojentos, fedorentos e pesados, refletindo as condições extremas enfrentadas nos bastidores. Esse detalhe curioso reforça o quão desafiadora foi a produção de O Predador, mesmo fora da selva mexicana.
12 – Os diferentes modos de visão do Predador (1987)
No filme O Predador (1987), os espectadores conhecem pela primeira vez a icônica visão térmica do Predador, além da visão infravermelha, que se tornaram marcas registradas da criatura. Por ser o primeiro longa da franquia, esses foram os únicos modos de visão mostrados de forma explícita. No entanto, uma observação mais atenta revela que o alienígena já demonstrava possuir outros tipos de visão avançada.
Ao longo do filme, o Predador consegue identificar e evitar armadilhas escondidas na selva, algo que não seria possível usando apenas a visão térmica. Além disso, ele parece detectar armas e objetos metálicos, indicando a presença de um modo de visão específico para identificar metal sólido, antecipando habilidades que seriam exploradas com mais clareza em Predador 2 – A Caçada Continua (1990).
Para criar o efeito visual da visão térmica do Predador, os cineastas utilizaram um scanner de vídeo térmico, equipamento capaz de gerar imagens térmicas realistas de pessoas e objetos. Essa escolha técnica contribuiu para tornar a perspectiva do alienígena uma das mais memoráveis da história do cinema de ação e ficção científica.
13 – críticas iniciais, comparações e a defesa de Roger Ebert
Embora hoje seja amplamente reconhecido como um clássico do cinema de ação e ficção científica, Predador (1987) não teve uma recepção calorosa no momento de seu lançamento. Na época, muitos críticos classificaram o filme como um longa previsível, com uma estrutura narrativa simples e pouco desenvolvimento dramático.
As análises negativas apontavam que, apesar do carisma de Arnold Schwarzenegger e do impacto visual, o roteiro seguia fórmulas já conhecidas. O personagem do Predador, foi considerado por parte da crítica como pouco aprofundado em sua primeira aparição.
Por conta disso, Predador acabou sendo frequentemente comparado de forma desfavorável a outros sucessos do gênero, como Alien – O 8º Passageiro (1979), pela construção do suspense, e Rambo – Programado para Matar (1982), pela abordagem militar e do herói musculoso.
Entre os grandes críticos da época, Roger Ebert foi uma exceção notável. Publicou uma crítica positiva, destacando especialmente a fotografia, a atmosfera da selva e o uso das locações naturais. Segundo Ebert, a forma como o ambiente foi retratado elevava o filme a um patamar visual raro para produções.
Com o passar dos anos, a recepção crítica mudou drasticamente. O que antes era visto como um filme de ação comum passou a ser reconhecido como uma mistura eficiente de ação, terror e ficção científica.
14 – recebeu uma indicação ao Oscar, mas não levou a estatueta

Quando chegou a hora de reconhecer o Predador com uma indicação ao Oscar, a combinação de técnicas utilizadas deixou os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas perplexos, sem saber a qual categoria o Predador pertencia.
Os elementos mecânicos da cabeça do personagem sugeriam a categoria de efeitos de maquiagem; porém, devido ao efeito de camuflagem, havia também um aspecto de efeitos visuais. No fim, Winston foi indicado ao Oscar por Predador na categoria de efeitos visuais, assim como havia sido por Aliens, mas ele e seus concorrentes perderam para a equipe de efeitos de Viagem Insólita (1987).
- Melhores Efeitos Visuais – Joel Hynek, Robert M. Greenberg, Richard Greenberg & Stan Winston (indicado)
15 – A bilheteria de Predador (1987) e seu impacto na franquia
Lançado em 1987, Predador se destacou como um dos grandes sucessos de bilheteria do cinema de ação da época. O filme estrelado por Arnold Schwarzenegger alcançou a 12ª posição entre os filmes mais lucrativos do ano, com uma arrecadação mundial de US$ 59,7 milhões, consolidando seu espaço entre os maiores blockbusters dos anos 80.
No ranking dos filmes de maior bilheteria de 1987, Predador dividiu espaço com produções de enorme apelo popular, como Três Solteirões e um Bebê, Atração Fatal, Um Tira da Pesada II, Bom Dia, Vietnã, Os Intocáveis, Máquina Mortífera, As Bruxas de Eastwick e Dirty Dancing – Ritmo Quente, um dos maiores fenômenos culturais da década.
Nos Estados Unidos, Predador (1987) permanece como a segunda maior bilheteria da franquia, ficando atrás apenas de Alien vs. Predator (2004). No entanto, quando os valores são ajustados pela inflação, o clássico retorna ao topo e se mantém como o filme mais lucrativo de toda a saga Predador, reforçando seu status de obra definitiva da franquia.
Dicas de post:
Fonte: IMDB


