Matrix (1999) | 15 curiosidades

Matrix (1999) | 15 curiosidades

1 de setembro de 2020 0 Por Hugo Lamego

Ainda considerado um impacto no mundo do cinema, Matrix é recheada de curiosidades. Problemas no no orçamento e Keanu Reeves pendurado em um prédio. São algumas das curiosidades.

O filme Matrix continua sendo um dos melhores exemplares de ficção já produzidos. Provavelmente você como fã deve achar que sabe tudo. A verdade é que existem algumas curiosidades, aqueles fatos que não são muito comentados e passam despercebidos. Principalmente para os mais jovens.

O lançamento aconteceu em 1999 e a loucura foi generalizada. Um roteiro inovador com o melhor da ficção e ação, e claro, a criação do efeito bullet-time. Além de um elenco impecável liderado por Keanu Reeves no papel do hacker Neo.

Um clássico sempre guarda segredos, pricipalmente na produção e nas gravações? A seguir estão alguns fatos importantes sobre Matrix (provavelmente) não sabia.

01 – A LUTA NO METRÔ
Keanu Reeves e Hugo Weaving em Matrix (1999)

A inesquecível sequência de luta no metrô entre Neo e Agente Smith estourou 10 dias do cronograma inicial das filmagens. A WB ficou nervosa com o atraso das gravações, mas após assistirem os primeiros minutos deram um voto de confiança para os Wachowskis. A filmagem foi originalmente planejada para 90 dias, mas ocorreu em 118.

02 – ESCOLHA ARRISCADA

Os Wachowskis tiveram a ideia para o filme em 1992, mas foram necessários 14 rascunhos para obter o roteiro certo. O orçamento inicial foi de US $ 80 milhões, mas a Warner concordou com apenas US $ 10 milhões. Os Wachowski pegaram o dinheiro e filmaram os primeiros dez minutos do filme (a cena de abertura com Carrie-Anne Moss). Mostraram aos executivos que ficaram impressionados. Conseguiram o sinal verde e o orçamento original.

03 – EFEITO BULLET TIME
Keanu Reeves no inesquecível efeito bullet time em Matrix (1999)

A fim de alcançar o efeito bullet time as câmeras posicionadas em torno da ação tinham que capturar 12.000 quadros por segundo. A taxa normal é de 24 quadros. O termo foi registrado pela Warner Bros em 2005.

04 – UM CONTRATEMPO PARA O ESCOLHIDO

Keanu Reeves foi submetido a uma cirurgia nas costas pouco antes do início das gravações. Uma lesão na sua coluna tinha causado o início de paralisia nas pernas. Reeves ainda estava se recuperando quando o treinamento começou. Neo, nome do protagonista, é um anagrama de “One” (“Um”, em inglês). O nome quer dizer “o escolhido”.

05 – PRÊMIOS

O filme levou quatro Oscars, de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. No total Matrix recebeu 51 indicações, conquistando 42 prêmios.

06 – A PRIMEIRA ESCOLHA NEM SEMPRE É A CERTA
Laurence Fishburne como Morfeu em Matrix (1999)

Gary Oldman e Samuel L. Jackson foram considerados para o papel de Morfeu, que na mitologia grega significa deus dos sonhos. Ainda falando de escolhas! A responsável pelos óculos foi a Blinde, que competiu diretamente com Ray-Ban e Arnette para ganhar o projeto. O fundador da empresa Richar Walker, projetou pessoalmente os óculos de sol personalizados para cada personagem com base em seus nomes.

07 – O RESGATE DE MORFEU

A cena do resgate de Morfeu levou seis meses apenas para ser planejada. Eles voaram com o helicóptero através do espaço aéreo restrito em Sydney, Austrália. As leis em New South Wales tiveram que ser mudadas para permitir que Matrix continuasse com as filmagens.

08 – PURA ILUMINAÇÃO
Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em Matrix (1999)

As cenas do construto foram tão fortemente iluminadas, que os atores não podia ver a junção entre as paredes e o chão. Editor Zach Staenberg descreveu como uma experiência bizarra.

09 – INFLUÊNCIA DO CLÁSSICO AKIRA

John Gaeta, o vencedor do Oscar de efeitos visuais, revelou que Otomo Katsuhiro (Akira) e Michel Gondry foram as suas principais inspirações.

10 – SEM DUBLÊ

Na cena em que Neo conversa com Morpheus ao celular, no escritório Meta CORTECHS, Keanu Reeves realmente ficou do lado de fora do prédio. Uma altura equivalente a 34 andares.

11 – SEIS MESES DE PURO TREINAMENTO
Carrie-Anne Moss como Trinity em Matrix (1999)

Carrie-Ann Moss teve de treinar intensamente durante seis meses para ser capaz de fazer todas as sequências de luta. O nome “Trinity” é uma alusão à trindade religiosa composta por Pai (Morpheus), Filho (Neo) e Espírito Santo (ela).

12 – HOMENAGEM A BRUCE LEE

No programa de treinamento de combate, antes de Neo começar seus ataques furiosos contra Morfeu, ele esfrega o nariz com o polegar e o dedo, um maneirismo semelhante de Bruce Lee antes de atacar seus oponentes. O movimento foi improvisado por Reeves.

Dica de post: Tom Cruise | Os melhores filmes da carreira
13 – KEANU REEVES NÃO FOI A PRIMEIRA ESCOLHA

Johnny Depp foi a primeira escolha dos irmãos Wachowskis para o papel de Neo, mas a Warner Bros. Insistiu para escolherem Keanu Reeves. Depois de Will Smith, Nicolas Cage, Brad Pitt e Val Kilmer recusarem o papel.

14 – VOMITAR NÃO FAZIA PARTE DO ROTEIRO
Keanu Reeves acabando de despertar em Matrix (1999)

O momento em que Neo vomita, logo após de ser desplugado da Matrix, aparentemente não estava no roteiro. A história é Keanu Reeves comeu alguma coisa que não fez muito bem. O vomito foi real.

15 – DIETA E DEPILAÇÃO

Para as cenas em que Neo acorda, Keanu Reeves perdeu cerca de 7 kg e raspou todos os pelos do seu corpo. Incluindo as sobrancelhas.

Fonte: IMDB