Brinquedo Assassino (1988) | 15 curiosidades

Brinquedo Assassino (1988) | 15 curiosidades

Chucky se tornou um dos rostos mais reconhecíveis do horror, mas aqui estão alguns fatos e curiosidades que você pode não saber sobre Brinquedo Assassino.

Estamos falando de um filme clássico. Brinquedo Assassino não é apenas mais um, uma referência para o gênero. Embora a qualidade da franquia tenha variado ao longo dos anos, o filme original dirigido por Tom Holland é frequentemente considerado um dos filmes de terror mais icônicos dos anos 80.

Dica de post: Os personagens mais famosos dos anos 80

Mesmo que Chucky seja bem conhecido, existem algumas curiosidade que você pode não saber sobre o primeiro Brinquedo Assassino, em outras palavras, preciosidades até então escondidas. Problemas nos bastidores e até mesmo as dificuldades para fazer o boneco ganhar vida.

01 – O NOME COMPLETO DE CHUCKY É CHALES LEE RAY

Catherine Hicks e Alex Vincent em Brinquedo Assassino (1988)

Uma combinação de nomes de três assassinos: Charles Manson (assassino da atriz Sharon Tate), Lee Harvey Oswald (de John F. Kennedy) e James Earl Ray (de Martin Luther King).

02 – O TÍTULO DO FILME QUASE FOI BATTERIES NOT INCLUDED

O título inicial seria “Batteries Not Included”, mas Steven Spielberg estava produzindo um filme com o mesmo título (O Milagre Veio do Espaço – 1987). A segunda opção foi “Blood Buddy” e finalmente “Child’s Play”.

03 – APANHOU NA BILHETERIA

O desempenho na bilheteria mundial foi questionável. Brinquedo Assassino ficou na 34ª posição em 1988. Os três primeiros foram: Uma Cilada para Roger Rabbit, Rain Man e Um Príncipe em Nova York.

04 – UM NOVO PAI

No roteiro original Charles Lee Ray seria o pai de Andy.

05 – TODO O TRABALHO DE NARRAÇÃO DE BRAD DOURIF PARA A DUPLAGEM DE CHUCKY FOI GRAVADO COM ANTECEDÊNCIA

Brad Dourif em Brinquedo Assassino (1988)

Existia toda uma complexidade para que fosse possível sincronizar os movimentos da boca do boneco com a voz de Dourif. Justamente por isso, Dourif (Chucky) raramente aparecia no set. Em vez disso, gravações de sua voz eram reproduzidas para Alex Vincent (Andy) gravar as cenas com o boneco.

06 – EU CHAMO A TI DAMBALLA

Uma tradução do encantamento utilizado por Charles Lee Ray (Brad Dourif), é uma mistutura de crioulo haitiano com francês, e possui alguns erros de pronuncia. Seria algo assim:

“Eu chamo a ti Damballa. Dê-me o poder que eu imploro a você!! Deixe-me misericórdia deste invólucro mortal. Conceda-me a vida além da morte. Mova minha alma mortal para este vaso. Eu ordeno a ti Damballa, eu ordeno a ti Damballa. Eu ordeno ao Damballa. Mova minha alma mortal para este vaso. Eu ordeno a ti Damballa, eu ordeno a ti Damballa, eu ordeno ao Damballa!!”

07 – FORAM UTILIZADAS VÁRIAS FORMAS PARA ALCANÇAR O VISUAL DE CHUCKY, COMO ANIMATRONICS, ANÕES E ATORES MIRINS

Na época, aniatronics era a tecnologia do momento, para ter uma ideia, eram necessárias 11 pessoas para controlar Chucky. Cada um responsávelpor uma parte do corpo, desde as pernas até as sobrancelhas. Nas cenas mais complexas, a irmã de Alex Vicent (andy) interpretava o boneco.

08 – MY BUDDY

A linha de bonecos My Buddy (inspiração para chucky) nunca se recuperou do impacto do filme. Na verdade, o filme inicialmente seria uma crítica a idustria.

09 – PROCESSOS NOS BASTIDORES

Os roteiristas Don Mancini e John Lafia foram barrados de entrar no set depois de ameaçar processar o diretor Tom Holland por causa de uma disputa por crédito no roteiro.

10 – QUERIAM A PROIBIÇÃO DO FILME

Durante o lançamento inicial, uma multidão se formou na entrada da MGM pedindo a proibição do filme. Alegaram que iria incitar a violência em crianças.

11 – O CORTE INICIAL TINHA QUASE TRÊS HORAS

Chris Sarandon em Brinquedo Assassino (1988)

Na abertura original o Detetive Mike está vestido como mulher para pegar Charles Lee Ray. Se assistir a cena com atenção, percebe que Mike joga o vestido quando persegue Ray.

12 – TOM BERENGER E GARY OLDMAN

Robert Forster, Tom Berenger e Perry King (que havia aparecido em Os Donos do Amanhã -1982, cujo roteiro foi escrito por Tom Holland) foram considerados para interpretar o Detetive Mike Norris. Assim como John Lithgow, Gary Oldman e Andrew Divoff foram considerados para interpretar Charles Lee Ray e dublar Chucky.

13 – UM ENCONTRO DEPOIS DE 30 ANOS

Apesar do esforço colaborativo para dar vida ao boneco assassino, Brad Dourif (Chucky) e o mago de efeitos especiais Kevin Yagher nunca se encontraram. Até que foram convidados para participar de uma convenção em maio de 2018.

14 – LEMBRA DO HOWARD. O PATO

Ed Gale (que também estrelou Howard, o Super-Herói) foi contratado para interpretar Chucky na cena do incêndio. Como ele era 30% maior do que o boneco, os cineastas precisaram recriar todo o cenário, obdecendo a diferença de tamanho. Depois colocaram fogo em tudo.

15 – CRIADOR DE SUCESSOS

O diretor Tom Holland não apenas foi o responsável por Chucky, mas também pelo sucesso A Hora do Espanto (1985). O longa também foi uma parceria entre Holland e Chris Sarandon, que interpretou o vampiro (Jerry Dandrige).

(Fonte: IMDB e Box Office Mojo)

Hugo Lamego

Publicitário - Especialista em Comunicação Empresarial | Apaixonado pelos clássicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *