Matrix | Diálogos inesquecíveis

Matrix | Diálogos inesquecíveis

Matrix (1999) redefiniu a forma de fazer cinema, não só pelas cenas de ação, bem como um roteiro inteligente e um elenco empenhado em criar uma jornada épica.

Quando Keanu Reeves surgiu como Neo, foi uma surpresa, já que a trama era algo confuso e pouco havia sido revelado. Um sci-fi? Keannu Reeves lutando kung-fu?

Matrix (1999) não foi apenas um sucesso, revolucionou o cinema. O filme ganhou 04 Oscar: Melhor efeitos visuais, Melhor mixagem de som, Melhor montagem e Melhor edição de som. São algunas, foram mais de quarenta prêmios.

” Lembre-se… tudo o que ofereço é a verdade e nada mais. ” (Morfeu)

Todo o filme é recheado de referências, mas esse ponto pode ser definido como o primeiro passo de toda uma jornada. Durante o encontro Neo (Keannu Reeves) é questionado sobre a realidade, escolhas e como enfrentar um inimigo, até então desconhecido. A cena em questão é um diálogo revelador onde Morfeu (Laurence Fishburne) apresenta argumentos poderos e finalmente uma escolha.

Morfeu: Finalmente. Bem-Vindo, Neo. Como você deve ter adivinhado eu sou Morfeu.

Neo: É uma honra conhecê-lo

Morfeu: Não… a honra é minha. Por favor, venha. Sente-se. Eu imagino que você esteja se sentindo um pouco como a Alice. Entrando pela toca do coelho.

Neo: Você tem razão.

Morfeu: Eu vejo em seus olhos. Você tem o olhar de um homem que aceita o que vê… porque está esperando acordar. Ironicamente isso não deixa de ser verdade. Você acredita em destino, Neo?

Neo: Não.

Morfeu: Por que não?

Neo: Não gosto de pensar que não controlo minha vida.

Morfeu: Sei exatamente o que quer dizer. Vou te dizer por que está aqui. Você está aqui por que sabe de algo. Não consegue explicar o que é. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça… te enlouquecendo.

Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando?

Neo: Da Matrix

Morfeu: Você deseja saber… o que ela é?

Dica de post: Matrix (1999) | 15 curiosidades

Neo: (balança a cabeça confirmando que sim)

Morfeu: A Matrix está em todo o lugar. À nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televisão. Você sente quando vai para o trabalho… quando vai para igreja… quando paga seus impostos.

É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade.

Neo: Que verdade?

Morfeu: Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu em um cativeiro, nasceu em uma prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Infelizmente é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem que ver por si mesmo.

Está é a sua última chance. Depois não há como voltar. Se tomar a pílula azul a história acaba, e você acorda na sua cama acreditando no que quiser acreditar. Se tomar a pílula vermelha ficará no País das Maravilhas e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.

Neo: (olha atentamente e faz sua escolha)

Morfeu: Lembre-se… tudo o que ofereço é a verdade e nada mais.

Neo: (escolhe a pílula vermelha)

Morfeu: (Sorri enquanto Neo toma a pílula)

(Fonte: Blu-ray Matrix, Imdb)

Hugo Lamego

Publicitário - Especialista em Comunicação Empresarial | Apaixonado pelos clássicos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *