As personagens femininas mais poderosas do cinema

Uma lista com as personagens femininas mais poderosas do cinema. As clássicas e as atuais.

Foi o tempo em que a mulher era representada como uma criatura frágil, em perigo, aquele esteriótipo que aprendemos a assistir, mas hoje as personagens femininas estão ganhando destaque, em determinados seguimentos ganhando status de as mais poderosas do cinema.

Existi a glorificação da beleza feminina, até hoje o biquíni dourado da Princesa Leia e lembrado, contudo não deve ser interpretado como algo negativo, por mais que a sensualidade seja algo questionável, não podemos e nem devemos ignorar. A beleza é um dos poderes das mulheres e o cinema apenas amplifica.


Os casais mais apaixonados do cinema


Pensando nisso, criamos uma lista que reúnem 36 personagens femininas mais poderosas do cinema,  bem como os nomes mais fortes da ficção, formada por atrizes que se transformaram em ícones, algumas até foram premiadas com um Oscar. Dê uma olhada.


Personagem: Regan
Atriz: Linda Blair
Filme: O Exorcista (1973)

As personagens femininas mais poderosas do cinema

Na época com apenas 14 anos, Regan conseguiu aterrorizar uma legião de fãs de filmes de terror, por mais que a inocência da jovem parecesse um obstáculo, a possessão destrutiva foi o suficiente. 


Personagem: Princesa Leia Organa
Atriz: Carrie Fisher
Filme: Star Wars, Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

As personagens femininas mais poderosas do cinema

Filha de Anakin Skywalker (Darth Vader) e irmã gêmea de Luke Skywalker. No início da saga de George Lucas parecia uma dama indefesa, mas mostrou ser capaz de liderar um revolução.


Personagem: Ellen Ripley
Atriz: Sigourney Weaver
Filme: Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

As personagens femininas mais poderosas do cinema

Especialista em matar xenomorfos. Em Alien, o Oitavo Passageiro (1979) destruiu o predador perfeito, tanto que foi a única sobrevivente da nave espacial Nostromo. Foram quatro filmes da franquia.


Personagem: Lisa
Atriz: Kelly LeBrock
Filme: Mulher Nota 1000 (1985)

As personagens femininas mais poderosas do cinema

Gary e Wyatt quando criaram Lisa, não criaram apenas a mulher perfeita, criaram alguém capaz de transformar dois fracassados em dois homens. Com toda certeza, a confirmação de Kelly LeBrock como uma das musas dos anos 80.


Personagem: Lori
Atriz: Sharon Stone
Filme: O Vingador do Futuro (1990)

A missão era enrolar ao máximo o agente Quaid (Arnold Schwarzenegger) e evitar uma revolução em Marte. Lori até que tentou, apesar de não cumprir as ordens, conseguiu causar muitos problemas.


Personagem: Clarice Starling
Atriz: Jodie Foster
Filme: O Silêncio dos Inocentes (1991)

Uma das agentes mais brilhantes do FBI, de tal forma que conseguiu encontrar humanidade em Hannibal Lecter. Foram sete indicações ao Oscar, conquistando cinco, que inclui de melhor atriz.


Personagem: Sarah Connor
Atriz: Linda Hamilton
Filme: O Exterminador do Futuro 2 O Julgamento Final (1991)

De garçonete a mãe do futuro líder da resistência humana. Sarah Connor é o último recurso contra a Skynet. Se o T-800 é o que as máquinas consideram a perfeição humana, inegavelmente Sarah é a campeã da humanidade.


Personagem: Catherine Tramell
Atriz: Sharon Stone
Filme: Instinto Selvagem (1992)

Catherine é a rainha da manipulação e igualmente mortal. Define o que os homens devem olhar e pensar. Nem mesmo o experiente Detetive Nick Curran (Michael Douglas) conseguiu resistir.


Personagem: Mulher Gato
Atriz: Michelle Pfeiffer
Filme: Batman O Retorno (1992)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Os fãs já estavam enlouquecidos com o visual do Batman, mas quando Tim Burton apresenta Michelle Pfeiffer. Uau! Um misto de sensualidade e loucura. Até o momento, a melhor Mulher-Gato.


Personagem: M
Atriz: Judi Dench
Filme: 007 Contra GoldenEye (1995)

A chefe de James Bond. Estreou na fase Pierce Brosnan e continuou quando Daniel Craing assumiu. Responsável pelo planejamento, o cérebro do MI6. A atriz deixou o papel em 2012 em 007 – Operação Skyfall. Foram sete filmes no total.


Personagem: Ellen
Atriz: Sharon Stone
Filme: Rápida e Mortal (1995)

personagens femininas mais poderosas do cinema

O rosto de um anjo, mas mortal como uma bala e tudo isso movido por um sentimento de vingança. Uma produção com coadjuvantes como Russell Crowe e Leonardo DiCaprio.


Personagem: Leeloo
Atriz: Milla Jovovich
Filme: O Quinto Elemento (1997)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Um anjo jogado em meio a um loucura futurista. A inocência em pessoa. Bela mas também mortal, combinação perfeita para dobrar Korben (Bruce Willis) e evitar a destruição do universo.


Personagem: Trinity
Atriz: Carrie-Anne Moss
Filme: Matrix (1999)

Certamente não existiria o escolhido sem Trinity. Ao lado de Morpheus foi uma das responsáveis por iniciar uma revolução. Inteligente, sexy e uma das hackers mais poderosas do universo Matrix.


Personagem: Erin Brockovich
Atriz: Julia Roberts
Filme: Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)

Mãe solteira, desempregada e uma força sobre-humana para enfrentar uma mega corporação. Foram cinco indicações ao Oscar, conquistando de melhor atriz.


Personagem: Lara Croft
Atriz: Angeline Jolie
Filme: Lara Croft: Tomb Raider (2001)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Somos surpreendidos com a delicadeza e ao mesmo tempo a agressividade da personagem, responsável por descobrir os grandes segredos do planeta. Em resumo. Cuidado Indiana Jones!


Personagem: Hermione Granger
Atriz: Emma Watson
Filme: Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Precisou vencer o preconceito por ser filha de pais trouxas (não mágicos), assim como superou obstáculos e se tornou a aluna mais inteligente de Hogwarts e fundamental para derrotar Lord Voldmort.


Personagem: Alice
Atriz: Milla Jovovich
Filme: Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Estamos falando de uma arma, a personagem não detona apenas os zumbis mas foi a principal responsável por destruir a Umbrella Corporation. Até o momento a adaptação de um game mais bem sucedida.


Personagem: Beatrix Kiddo (A Noiva)
Atriz: Uma Thurman
Filme: Kill Bill Volume 1 (2003)

Passou quatro anos em coma, mas ao retornar só tem uma missão em mente: recuperar a sua filha. Mesmo que isso signifique enfrentar um grupo de assassinos profissionais.


Personagem: Selene
Atriz: Kate Beckinsale
Filme: Anjos da Noite (2003)

Uma caçadora de Lobisomens. Não é a mais forte, mas talvez provavelmente a mais mortal. Desafiou os vampiros mais poderosos e saiu vencedora em uma guerra que durou séculos.


Personagem: Maggie
Atriz: Hilary Swank
Filme: Menina de Ouro (2004)

O sonho de se transformar em profissional, não apenas consegue, como surpreendentemente chega em um nível inimaginável. Foram sete indicações ao Oscar, vencendo em quatro, que inclui Hilary Swank como melhor atriz.


Personagem: Hit-Girl
Atriz: Chloë Grace Moretz
Filme: Kick-Ass Quebrando Tudo (2010)

Com apenas 13 anos Hit-Girl foi o sucesso do filme. Apenas uma menina, pequenininha e com carinha de anjo, bem como, violenta e impecável nas cenas de ação.


Personagem: Natasha Romanoff (Viúva Negra)
Atriz: Scarlett Johansson
Filme: Homem de Ferro 2 (2010)

Em meio a super humanos e deuses, uma espiã russa poderia passar despercebida, mas esse não foi o caso. Não apenas se destacou ,e apesar de maneira modesta, inaugurou a fase feminina.


Personagem: Evelyn Salt
Atriz: Angelina Jolie
Filme: Salt (2010)

Embora esbanje uma aparência frágil, a espiã Evelyn Salt surpreendeu ao mostrar que mulheres também podem fazer parte do mundo da espionagem. Inegavelmente mortal.


Personagem: Katniss Everdeen
Atriz: Jennifer Lawrence
Filme: Jogos Vorazes (2012)

Só queria proteger sua família e acabou se tornando um simbolo de esperança para toda uma nação escravizada. A cada produção a personagem evolui chegando ao nível de desafiar um poder inabalável por décadas. Tudo isso com apenas um arco e flecha.


Personagem: Rainha Ravenna
Atriz: Charlize Theron
Filme: Branca de Neve e o Caçador (2012)

O filme era da Branca de Neve, mas a princesa não foi capaz de suportar a grandiosidade da Rainha Ravenna. Malvada, mas igualmente carismática.


Personagem: Malévola
Atriz: Angelina Jolie
Filme: Malévola (2014)

Quem lembra da Bela Adormecida quando tem Malévola no filme? Talvez provavelmente a última gota de criatividade da Disney. Jolie nasceu para o papel. Impecável.


Personagem: Lucy
Atriz: Scarlett Johansson
Filme: Lucy (2014)

Ela é forte, inteligente e controla absolutamente tudo. “Lucy” é um novo passo na evolução, acaba se transformando em algo que a humanidade não consegue compreender.


Personagem: Rey
Atriz: Daisy Ridley
Filme: Star Wars: O Despertar da Força (2015)

Em uma franquia dominada por figuras masculinos, a aparentemente frágil Rey, surge para levar todo um universo para uma nova direção.


Personagem: Furiosa
Atriz: Charlize Theron
Filme: Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Se Max (Tom Hardy) não precisou falar muito, Furiosa foi a responsável por revigorar o remake. Só para ilustrar, alguns dizem que Max foi o coadjuvante. Novamente uma entrega total a personagem.


Personagem: Wanda Maximoff
Atriz: Elizabeth Olsen
Filme: Vingadores Era de Ultron (2015)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Nós sabemos que o futuro da personagens no MCU pode ser grandioso, a cada produção os poderes aumentam. Principalmente com os X-Men voltando tudo é possível. Assim sendo, Wanda pode surpreender.


Personagem: Major
Atriz: Scarlett Johansson
Filme: A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell (2017)

Ainda que existam algumas polêmicas, o visual da adaptação live-action do anime impressionam. As cenas de ação são dignas de apreciação e infelizmente não recebeu a atenção merecida.


Personagem: Diana Price
Atriz: Gal Gadot
Filme: Mulher-Maravilha (2017)

Em um mundo dominado principalmente por homens, “Mulher-Maravilha” inaugura uma nova fase das adaptações de quadrinhos. A amazona é um dos membros fundadores da Liga da Justiça e uma das mais fortes.


Personagem: Okoye
Atriz: Danai Gurira
Filme: Pantera Negra (2018)

Responsável pela segurança do Rei T’Challa. Faz parte das Dora Milaje, equipe formada por mulheres guerreiras e habilidosas em diversos tipos de armas e lutas. As forças especiais de Wakanda.


Personagem: Mera
Atriz: Amber Heard
Filme: Aquaman (2018)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Todo mundo sabia dos poderes, embora até a estreia não tinha ficado claro a grandiosidade da personagem. Assim sendo, depois de uma apresentação modesta em “Liga da Justiça”, a futura rainha de Atlântida mostrou a sua importância.


Personagem: Alita
Atriz: Rosa Salazar
Filme: Alita: Anjo de Combate (2019)

Visualmente deslumbrante, contudo não recebeu a atenção merecida. Apesar de um roteiro simples, as cenas de ação são hipnotizantes. Sem dúvida Alita é poderosa.


Personagem: Carol Danvers
Atriz: Brie Larson
Filme: Capitã Marvel (2019)

personagens femininas mais poderosas do cinema

Não apenas forte, acima de tudo considerada a mais poderosa do universo Marvel. Em outras palavras, o primeiro passo para personagens ganharem destaque na nova fase. Sem dúvida, uma das personagens femininas mais poderosas do cinema.

(Fonte: IMDB)

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *