Por que você deveria assistir Taxi Driver de Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro e Jodie Foster?


Taxi Driver é um daqueles filmes que se tornaram parte da história do cinema, um dos poucos exemplares de coragem e interpretações que extrapolam limites. Não estou falando apenas de Robert De Niro e sim da talentosa Jodie Foster. Não à toa que receberam indicações ao Oscar de Melhor ator e Melhor Atriz Coadjuvante. Além de Melhor Filme e Trilha Sonora.

Na trama um veterano da Guerra mentalmente instável trabalha como motorista de táxi à noite em Nova York e acaba sendo absorvido por toda sujeira da cidade. Alimentado pelo seu desejo de ação, planeja um atentado contra um senador e um resgate a uma jovem prostituta.

Por que você deveria assistir? Simplesmente por ser um dos melhores trabalhos da carreira de Robert De Niro. Uma imersão completa em um personagem hipnotizante. Não é um filme fácil, estamos falando de um outro momento do cinema, mas o resultado é algo desafiador.

taxi-driver-pq-assistir-interno_03

Uma direção ousada de Martin Scorsese, que consegue extrair uma interpretação única Robert De Niro. O longa é a segunda parceria da dupla, que ainda trabalharam juntos em sucessos como Touro Indomável (1980), Os Bons Companheiros (1990) etc. Importante lembrar que a cena do espelho foi puro improviso.

O elenco reúne nomes como a linda Cybill Shepherd, e o também muito talentoso Harvey Keitel e Jodie Foster, que na época tinha apenas 14 anos e interpretou uma prostituta. Essa em questão pode chocar, justamente pela idade e pelo papel. Algo que seria inimaginável atualmente, mas nada é explicito e sem sentido, cada cena e cada interação tem uma razão, mas pode causar um desconforto em alguns momentos.

taxi-driver-pq-assistir-interno_02

A beleza do filme está na necessidade de reintegração a sociedade de Travis Bickle. Um personagem a beira da loucura. Basicamente absorve todos os elementos negativos da cidade. A sujeira que anteriormente era apenas observada, começa impregnar suas decisões.

Taxi Driver é um retrato de uma década impregnada pelos excessos. Existe tensão em cada movimento e isso pode desafiar expectadores acostumadas com filmes mais diretos.

taxi-driver-pq-assistir-interno_01

Resumindo. Taxi Driver é provavelmente diferente de tudo que você já assistiu, uma oportunidade de acompanhar com a narração do próprio Robert De Niro, a queda do personagem Travis Bickle, que chega ser dolorosa.

Um filme com nada menos do que 40 anos (a estreia aconteceu em 1976), mas a beleza retratada continua atual. Uma chance de voltar no tempo e observar os detalhes nada agradáveis da cidade de Nova York. Uma análise crua de uma realidade que nem sempre é mostrada no cinema. Assista!

(Fonte: IMDB, YouTube)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre é legal uma interação.

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *