Uma tentativa em deixar a cronologia dos X-Men um pouco mais coerente




Introdução…

Depois de tantos filmes pode se tornar um desafio tentar entender a cronologia dos X-Men. São algumas pontas soltas, além de uma infinidade de personagens. Já parou pra pensar que já se passaram 16 anos desde a estreia do primeiro filme? Isso é muito tempo e também muita informação.

O objetivo não é analisar cada filme e sim dar uma lógica a essa timeline aparentemente confusa. O mais importante é ignorar as datas de lançamento e entender cada filme como uma peça de um gigantesco quebra-cabeça.

A primeira trilogia…

Formada por X-Men (2000), X-Men 2 (2003) e X-Men: O Confronto Final (2006). A trilogia funciona de maneira independente e pode ser considerada uma parte sólida do universo mutante. O primeiro passo para a construção de uma elaborada e fragmentada franquia.

especiais-mutantes-x-men-imagem-interno-01

Nos filmes Magneto é peça fundamental, mas apesar de algumas colaborações, nunca deixa de lado a sua visão extremista da causa mutante. A trilogia se finaliza sem interferências e o final sugere o retorno de Xavier e a recuperação dos poderes de Magneto.

A primeira aventura solo…

Um pouco acelerado, X-Men Origens: Wolverine (2009) mostra a origem de Wolverine (Hugh Jackman) e apesar de um roteiro explosivo, foi levado em consideração os filmes anteriores. Basicamente a trilogia nos preparou para esse momento, as memórias fragmentadas foram reunidas e colocadas em ordem.

especiais-mutantes-x-men-imagem-interno-05

Levantou alguns questionamentos, como por exemplo o relacionamento com Dentes-de-Sabre (Liev Schreiber) na trilogia original. Entendemos o motivo de Wolverine não lembrar de nada, mas qual a  explicação para Creed ficar tão calado?

Além da participação do Professor Xavier resgatando alguns mutantes, dentre eles Scott Summers/Ciclope e Emma Frost. Detalhes importantes: Xavier estava andando e Emma Frost aparentemente com a mesma idade de Summers e isso é um problema para a cronologia, já que Frost aparece adulta em X-Men: Primeira Classe (2011).

A renovação da saga…

X-Men: Primeira Classe (2011) é uma renovação no elenco, mostrando a juventude de Charles Xavier, Magneto, Mística, Fera, Havock e Banshee. A primeira formação dos X-Men.

especiais-mutantes-x-men-imagem-interno-06

Na verdade os problemas começam aqui. A partir desse ponto o objetivo era um reboot na franquia. Evidente que Mística fica