Por que você deveria assistir Caçadores de Emoção estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze?


Existe uma beleza quase que espiritual em Caçadores de Emoção (Point Break). Cada personagem é único e marcante. Não sei se é o mar ou toda essa mitologia que envolve o surf, mas a produção é impactante em muitos níveis. Resultado de uma direção eficiente de Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) e estrelado por Keanu ReevesPatrick Swayze.

Na trama um ambicioso agente do FBI aceita a arriscada missão de se infiltrar em um grupo de surfistas e tentar descobrir se algum deles estão envolvidos em assaltos a banco.

Por que você deveria assistir Caçadores de Emoção? Simplesmente por questionar de uma forma muito criativa os papeis que desempenhamos na sociedade e se estamos preparados para confrontá-los. Tudo isso do ponto de vista de um surfista. Parece uma definição complicada, mas na verdade é muito divertido.

O elenco é impecável, não estou falando de grandes interpretações, minha análise é baseada na simplicidade em definir os atores como perfeitos para a situação que foi proposta. Provavelmente um dos motivos que contribuíram para tanto sucesso.

point-break-interno-04

Existe uma calma e precisão na direção Kathryn Bigelow que transforma a transição de Utah em algo agradável. Tem uma cena em que ele é confrontado com a seguinte afirmação: “O surf é uma fonte. Pode mudar a sua vida”. Na verdade o início de uma jornada. O momento de decisão, mesmo que inconsciente.

O porta voz de toda essa revolução é o magnético Bodhi, interpretado pelo talentoso Patrick Swayze. Um mistura de guru e surfista, mas armado com um preciso poder de manipulação e observação, tudo isso aliado a uma linguagem despretensiosa, mas que na verdade mostra-se muito eficiente.

Se por um lado Bodhi representa toda essa liberdade, “o selvagem moderno”, Johnny Utah (Keanu Reeves) é o retrato do típico cidadão domesticado.

point-break-interno-03

O divertido é que o tempo todo existe essa colisão. Se Pappas (Gary Busey), o parceiro, é aquele que encoraja Utah a cavar cada vez mais fundo, Tyler (Lori Petty) funciona como a voz da razão, sempre advertindo sobre as consequências de contemplar um sentimento tão poderoso. A representação da beleza é o perigo.

Toda essa filosofia Zen vem acompanhada de tomadas incríveis, além de uma trilha sonora envolvente. Todos os elementos foram entregues na dose certa. Não existe muita filosofia, mas também não é o típico filme de ação. Existe uma divisão muito eficiente.

especiais-point-break-interno-5

Resumindo. A trama é basicamente sobre a libertação de Utah. Os acontecimentos levam ao personagem ao limite, ao ponto aonde se torna impossível resistir a liberdade. Um caminho sem volta.

O lançamento foi em 1991, mas continua atual. Perfeito em cada sentido, existe uma profundidade, não vou simplesmente falar que é superior as produções atuais, mas existe uma identidade e energia única.

Esqueça as comparações, entenda como algo único e necessário para qualquer fã de cinema e um dos melhores da carreira de Keanu Reeves e Swayze. Assista!

(Fonte: IMDB)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre é legal uma interação.

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


3 thoughts on “Por que você deveria assistir Caçadores de Emoção estrelado por Keanu Reeves e Patrick Swayze?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *