Por que você deveria assistir Fuga de Nova York estrelado por Kurt Russell?


Quando se fala de John Carpenter, o primeiro filme que vem  a cabeça é Halloween: A Noite do Terror, isso é fato, mas ele foi responsável por alguns clássicos dos anos 80, dentre eles o criativo Fuga de Nova York. O roteiro foi desenvolvido em parceria com Nick Castle. Isso mesmo, o cara responsável pela linguagem corporal e a famosa respiração ofegante de Mike Myers.

Na trama Nova York se tornou uma prisão de segurança máxima. A possibilidade de fuga é impossível, entrar é no mínimo insano, mas quando o avião do Presidente cai em Manhattan é oferecida a liberdade a um condenado e herói de guerra (Russell) para realizar o resgate.

Por que você deveria assistir Fuga de Nova York? Não estou falando de apenas mais um sci-fi ou um dos tantos filmes de ação, essa produção foi responsável pela criação de um dos heróis de ação mais querido dos anos 80.

especiais-escape-from-ny-interno_02

O anti-herói personificado por Kurt Russell tem cara de mau e geralmente usa poucas palavras do tipo: “Call me Snake.”, mas Snake Plissken consegue estabelecer uma personalidade e suas ações criam uma conexão com o público. Além de um visual bem desafiador.

Tá achando ele parecido com alguém? Respondendo a sua pergunta: Sim. Hideo Kojima, criador da série de games Metal Gear, já admitiu que usou o personagem com inspiração para a criação de Solid Snake.

O elenco também tem nomes como os talentosos Lee Van Cleef, muito conhecido em papeis de vilão na era de ouro dos faroestes; Ernest Borgnine, Isaac Hayes, Adrienne Barbeau e Harry Dean Stanton.

especiais-escape-from-ny-interno_01

Além dos personagens, a ambientação e todas as tecnologias utilizadas são incríveis. Quero dizer, incríveis para época. Hoje Snake conseguiria colocar tudo em um Smartphone. Destaque para a maneira como ele consegue invadir a cidade.

No longa, Nova York é representada como uma cidade prisão. Aquela fase pré-CGI, do tipo em que a cenografia impressiona. Quem não gosta de ver a versão apocalíptica de NY? Outro detalhe que merece adoração é a trilha sonora com sintetizadores, que encaixa perfeitamente com o clima da produção.

especiais-escape-from-ny-interno_03

Resumindo! Uma produção lançada em 1981, ou seja, 34 anos e com a assinatura dos talentosos John Carpenter e Nick Castle. Se você não conhece Snake Plissken, isso significa que não conhece todos os heróis de ação. Um dos ótimos exemplares da carreira de Kurt Russell.

Talvez você esteja sofrendo uma overdose de CGI e personagens super bombados, filmes como esse são uma forma de contemplar um verdadeiro esforço para que a criação ganhe vida. Nada contra a modernidade, mas parece um pouco mais sólido do que de costume. Assista!

(Fonte: IMDB)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre é legal uma interação.

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


9 thoughts on “Por que você deveria assistir Fuga de Nova York estrelado por Kurt Russell?

  1. Bom dia pra você também meu amigo. Você gosta do Chaves? O famoso “Ai que burro”. Rsrs… Foi muito engraçado… Voltando ao assunto principal. Na verdade existem dois. O filme em questão, Fuga de Nova York, foi lançado em 1981 e o que você está citando foi lançado em 1996. Abraço Mario.

  2. A pessoa entra no blog, é um desinformado, chama o rapaz de burro…sendo que o burro é ele.
    Meu chapa…que papelão.
    Sobre o filme eu o vi na época, e realmente com Guerreiros da noite (Warriors), são clássicos.
    Parabéns pela lembrança.

  3. Fala ai Caue. Durante um tempo existiu um boato que Gerard Butler iria estrelar um remake de Fuga de Nova York, mas aparentemente o projeto não foi adiante. Até na época Kurt Russell questionou a escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *