Lista reúne os melhores filmes dos anos 70. Os clássicos!


Um dos motivos da minha paixão pelo cinema é essa quantidade absurda de filmes. Muita informação e muita coisa boa. Alguns questionam o nível e preferem décadas específicas como os anos 80 e anos 90, não consigo fazer essa divisão, cada momento tem os seus melhores.

Falando em qualidade, os anos 70 foram responsáveis por produções que conquistaram o status de clássico. Receber esse título requer alguns atributos como: criatividade, coragem, boas interpretações etc. Citando apenas algumas. Pensando nisso, o site ShortList selecionou 25 filmes.

Não existe uma classificação, todos são incríveis. O time de atores já é conhecido, nomes como: Robert De Niro, Gene Hackman, Burt Reynolds, Robert Redford, Paul Newman, Jack Nicholson, Al Pacino, Marlon Brando, Dustin Hoffman e Meryl Streep. Vale muito a pena conferir e relembrar alguns dos personagens mais incríveis dos anos 70. Dê uma olhada.

Laranja Mecânica (1971) – Direção de Stanley Kubrick

Sinopse: Alex DeLarge (Malcolm McDowell) é preso e acaba se tornando voluntário para uma terapia de aversão experimental desenvolvida pelo governo em um esforço para resolver o problema da criminalidade da sociedade.

25_classicos-25

Operação França (1971) – Direção de William Friedkin 

Sinopse: Os detetives de Nova Iorque, “Popeye” Doyle (Gene Hackman) e Buddy Russo (Roy Scheider) tentam desmantelar uma rede de tráfego de narcóticos e acabam por descobrir a Operação França.

25_classicos-24

Amargo Pesadelo (1972) – Direção de John Boorman

Sinopse: O Rio Chatooga será represado e os amigos Lewis Medlock (Burt Reynolds), Ed Gentry (Jon Voight), Drew Ballinger (Ronny Cox) e Bobby Trippe (Ned Beatty),  resolvem fazer uma última aventura em busca de emoção.

25_classicos-23

 Os Implacáveis (1972) – Direção de Sam Peckinpah

Sinopse: Doc McCoy (Steve McQueen) está preso, para sair trama um plano com sua esposa Carol (Ali MacGraw) e um político corrupto (Ben Johnson). Ganhar a liberdade se assaltar um banco, mas algo da errado.

25_classicos-22

O Exorcista (1973) – Direção de William Friedkin

Sinopse: Quando a jovem Regan (Linda Blair) é possuída por uma entidade misteriosa, sua mãe procura a ajuda do Padre Karras (Jason Miller) e Padre Merrin (Max von Sydow) para salvar sua filha.

25_classicos-21

Caminhos Perigosos (1973) – Direção de Martin Scorsese

Sinopse: Charlie (Harvey Keitel) coleta pagamentos  para máfia, mas deseja iniciar vida nova coma namorada Teresa (Amy Robinson), só que seu amigo Johnny Boy (Robert De Niro), acaba complicando sua vida.

25_classicos-20

Golpe de Mestre (1973) – Direção de George Roy Hill 

Sinopse: Os vigaristas Henry Gondorff (Paul Newman) e Johnny Hooker (Robert Redford) dão um golpe, mas o chefe da quadrilha decide se vingar, mas eles planejam algo novo.

25_classicos-19

Chinatown (1974) – Direção de Roman Polanski

Sinopse: O detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe um caso de traição, mas acaba descobrindo que tudo era uma farsa. Um assassinato e o envolvimento de Gittes, acaba o colocando no meio de um perigoso jogo.

25_classicos-18

A Conversação (1974) – Direção de Francis Ford Coppola

Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman) é contratado pelo diretor de uma empresa para vigiar um casal de amantes. No passado um trabalho provocou a morte de três pessoas e agora teme que algo parecido aconteça.

25_classicos-17

O Poderoso Chefão II (1974) – Direção de Francis Ford Coppola

Sinopse: Mostra fuga do jovem Vito Corleone (Robert De Niro) da Itália, até sua chegada em NY. Paralelamente, o filme mostra a ascensão de Michael Corleone (Al Pacino) e seus planos para expandir os negócios da família.

25_classicos-16

Tubarão (1975) – Direção de Steven Spielberg

Sinopse: Um tubarão branco chega às margens de um resort, forçando o xerife Brody (Roy Scheider), o biólogo Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o marinheiro Quint (Robert Shaw) caçar o monstro.

25_classicos-15

Um Estranho no Ninho (1975) – Direção de Milos Forman

Sinopse: Randle P. McMurphy (Jack Nicholson) simula loucura para evitar a cadeia. Imediatamente seu senso contagiante de desordem entra em choque com a rotina da enfermeira Ratched (Louise Fletcher).

25_classicos-14

Todos os Homens do Presidente (1976) – Direção de Alan J. Pakula

Sinopse: O repórter Bob Woodward (Robert Redford) ao lado de Carl Bernstein (Dustin Hoffman) inicia a investigação sobre a invasão na sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate.

25_classicos-13

Carrie, a Estranha (1976) – Direção de Brian De Palma

Sinopse: Carrie White (Sissy Spacek), uma adolescente tímida protegida por uma mãe (Piper Laurie) religiosa e dominadora, desencadeia poderes telecinéticos depois de ser humilhada por seus colegas no baile de formatura.

25_classicos-12

Rocky: Um Lutador (1976) – Direção de John G. Avildsen

Sinopse: Rocky Balboa (Sylvester Stallone) tem a chance de lutar contra o campeão Apollo Creed (Carl Weathers). Vai fazer o impossível com a ajuda do seu treinador Paulie (Burt Young) e esposa Adrian (Talia Shire).

25_classicos-11

Taxi Driver (1976) – Direção de Martin Scorsese

Sinopse: Travis Bickle (Robert De Niro) um veterano, trabalha como motorista de táxi em NY. A decadência alimenta seu desejo de ação violenta, além da tentativa de redenção salvando a prostituta Iris (Jodie Foster).

25_classicos-10

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) – Direção de Woody Allen

Sinopse: Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada.

25_classicos-09

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) – Direção de Steven Spielberg

Sinopse: Roy Neary (Richard Dreyfuss) presente a chegada de alienígenas e fica obcecado pela ideia. Como ele, diversas pessoas sentem o mesmo e rumam para o local do pouso da nave extraterrestre.

25_classicos-08

Guerra nas Estrelas (1977) – Direção de George Lucas

Sinopse:  O jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) descobre uma mensagem da Princesa Leia (Carrie Fisher) no robô R2-D2, pedindo ajuda ao Jedi Obi-Wan Kenobi, já que está prestes a ser atacada por Darth Vader.

25_classicos-07

 O Franco Atirador (1978) – Direção de Michael Cimino

Sinopse: Os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) se alistam para a Guerra do Vietnã. Capturados pelos vietcongues, passam por torturas físicas e psicológicas.

25_classicos-06

Halloween: A Noite do Terror (1978) – Direção de John Carpenter 

Sinopse: Quinze após assassinar a irmã na noite de Halloween, Michael Myers escapa de um manicômio e retorna à pequena cidade de Haddonfield para matar novamente e caçar a jovem Laurie (Jamie Lee Curtis).

25_classicos-05

O Clube dos Cafajestes (1978) – Direção de John Landis

Sinopse: Larry (Tom Hulce) e Kent (Stephen Furst) são calouros e não conseguirem entrar para a Omega. Sem opções, tentam a Delta, a pior fraternidade e conhecem o louco Bluto (John Belushi).

25_classicos-04

Alien, o Oitavo Passageiro (1979) – Direção de Ridley Scott

Sinopse: A tripulação da Nostromo formada pela Tenente Ripley (Sigourney Weaver), Dallas (Tom Skerritt), Kane (John Hurt). Recebe um pedido de socorro, encontram a tripulação atacada e logo percebem que  estão em risco.

25_classicos-03

Apocalypse Now (1979) – Direção de Francis Ford Coppola

Sinopse: O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de matar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

25_classicos-00

Kramer vs. Kramer (1979) – Direção de Robert Benton

Sinopse: Ted Kramer (Dustin Hoffman) vive apenas para o trabalho e Joanna (Meryl Streep), não suporta a situação. Algum tempo depois Joanna exigi a guarda da criança e os dois vão lutar pela custódia do garoto.

25_classicos-01

(Fonte: ShortList e IMDB)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre e legal uma interação.

Leia mais sobre a categoria Especiais.


One thought on “Lista reúne os melhores filmes dos anos 70. Os clássicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *