Por que você deveria assistir Alien, o Oitavo Passageiro estrelado por Sigourney Weaver?


Não existe no planeta um fã de ficção científica que não tenha assistido o filme Alien, o Oitavo Passageiro (1979) pelo menos umas quatro vezes. O sci-fi reúne vários elementos incríveis. Tudo funciona. Uma direção perfeita, efeitos especiais criativos, uma atmosférica trilha sonora e uma heroína que bate de frente com nomes como John MacClane.

Na trama uma nave espacial ao retornar para Terra recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante.

Por que você deveria assistir Alien, o Oitavo Passageiro? Na verdade cada um tem a sua opinião, mas todos concordam que estamos falando de um clássico, responsável por elevar o nome de Ridley Scott as alturas.

alien_pq_assistir_05

O elenco afiado é formado por Tom Skerritt, Harry Dean Stanton, John Hurt e Ian Holm, mas quando se fala no filme o destaque fica para Sigourney Weaver. Ninguém consegue exterminar um Alien de uma maneira mais sexy.

Lembra de Tubarão de Steven Spilperg? Essa é a versão espacial. A criatura é o centro da trama, mas aparece muito pouco, mas os poucos segundos são suficientes para enlouquecer. Quase um filme de terror e um dos melhores.

Existem algumas cenas emblemáticas, como por exemplo o “nascimento”. Outro momento inesquecível é a revelação do passageiro indesejado. Sua forma e as características que o transformam em uma máquina de matar. Cada detalhe foi pensado com cuidado. Como matar uma criatura que no lugar de sangue possui ácido?

alien_pq_assistir_02

Claro que o alien em si é o centro, mas o cenário e toda a construção da trama e infinitamente mais importante do que a personificação física do medo. Por esse motivo, todo a evolução dos eventos que envolve a metamorfose é visto de relance.

Um ponto que deve ser sempre exaltado é a característica inovadora. Um marco para época. Já parou para analisar os detalhes da nave Nostromo? Outro aspecto inovador foi transformar, até então frágil figura feminina, em uma heroína totalmente funcional. Isso significa, a Tenente Ripley está longe de ser apenas uma figura decorativa.

Talvez você ainda não tenha entendido porque Sigourney Weaver tornou-se um símbolo sexual. Bom, para resumir posso dizer que existe um momento explosivo. Algo para lembrar que ela é durona, mas nem por isso deixa de ser uma mulher linda e sexy.

alien_pq_assistir_01

Resumindo! Alien, o Oitavo Passageiro é obrigatório para os fãs de ficção, claro que estamos falando de um filme que foi lançado em 1979, mas apesar dos seus 36 anos, os efeitos especiais ainda podem impressionar. Na verdade, existem algumas razões para assistir, mas o objetivo central é entender o que transformou o filme em um sucesso. Também uma forma de entender as referências mostradas em Prometheus (2012).  Assista!

(Fontes: IMDB, 1001 Filmes para ver antes de morrer)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre é legal uma interação.

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


3 thoughts on “Por que você deveria assistir Alien, o Oitavo Passageiro estrelado por Sigourney Weaver?

  1. Filme que marcou minha infância, junto com os clássicos Blade Runner e The Thing. O que é mais assustador do filme é que mesmo após 36 anos, os efeitos especiais continuam tão atuais como os filmes de hoje. Imperdível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *