Por que você deveria assistir O Iluminado estrelado por Jack Nicholson?




Depois de ganhar quatro Oscars com Barry Lyndon (1975), Stanley Kubrick estava procurando algo novo, foi quando encontrou o livro O Iluminado de um jovem autor chamado Stephen King. Inicialmente a relação entre os dois funcionou, mas quando Kubrick começou a fazer algumas mudanças, King foi direto em dizer que odiou o filme. Apesar das controvérsias, O Iluminado  foi lançado em 1980 e elevou o horror para outro nível. É um consenso, tecnicamente não existe um filme melhor no gênero.

Na trama Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado durante o inverno, com sua esposa e filho. Porém uma presença maligna começa a afetar a sua sanidade, o tornando cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo em que seu filho começa ter  visões assustadoras.

Por que você deveria assistir O Iluminado? A razão é bem simples. Algumas razões para ser mais exato: Stanley Kubrick, Jack Nicholson, Shelley Duvall, Stephen King e o assustador Hotel Overlock. Talvez não seja fã do diretor, talvez “2001 – Uma Odisseia no Espaço” ou “Laranja Mecânica” não seja o significado de diversão. A questão é que essa produção é muito particular .

o-iluminado-imagem-interno-02

Entenda o que provoca sustos não são monstros, pelo contrário, são detalhes que incluem uma preocupação com cada centímetro do hotel e de cada integrante, isso incluí fazer com que a atriz Shelley Duvall (Wendy Torrance) repita a mesma tomada 127 vezes e Nicholson forçado a comer sanduíches de queijo (algo que ele odeia), simplesmente para gerar uma sensação de repulsa.

mcdshin-ec023

O Iluminado não vai entregar as cenas, torna-se necessário uma interpretação. Por exemplo, Jack Torrance foi possuído ou ao longo de um processo de insanidade acabou convidando o mal? Basicamente o filme mostra em detalhes que o mal existe em cada pessoa, só esperando para ser despertado.

Existem cenas, momentos que se tornaram clássicos do cinema. Quem não conhece a famosa frase: “Here’s Johnny!”. A cena em questão acontece quando Jack Torrance invade o banheiro a machadadas. (Uma curiosidade, a frase é um homenagem a Ed McMahon, o co-apresentador do The Tonight Show de 1962 até 1992.) Algo que vem sendo repetido ao longo dos anos. Outra momento marcante é a onda de sangue. A complexidade é a beleza da cena é algo que dificilmente será superado.

o-iluminado-imagem-interno-04

Resumindo. As interpretações, a trilha e os cenários são deslumbrantes. O hotel Overlook já é algo que impressiona. Uma variação de ambientes abertos para ambientes claustrofóbicos. Um convite para um passeio sombrio e angustiante. Tente esquecer tudo o que você sabe sobre terror e embarque nesse clássico. Entenda como o terror surgiu e como apenas uma ambiente vazio pode ser mais assustador que minutos de CGI. Assista!

(Fontes: IMDB, 1001 Filmes para ver antes de morrer, Tudo Sobre Cinema)

Leia mais sobre a categoria Especiais.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *