Informações sobre a evolução do Batman nas HQs, televisão e cinema


Cada um tem o seu herói favorito, alguns preferem aqueles com poder sobre-humano, outros, de sentir a realidade nua e crua. Falando em realidade, esse basicamente e o Batman. Sem poderes, apenas uma necessidade incontrolável por justiça.

Reunimos momentos importantes, mostrando a evolução de um dos personagens mais querido dos quadrinhos. As primeiras aparições de figuras como Coringa e mulher Gato, o sucesso do desenho Batman – A serie animada, as elogiadas  Batman – Ano Um e O Cavaleiro das Trevas, e claro, o ressurgimento nos cinemas com o diretor Tim Burton e Christopher Nolan.

batman_1939_interno_01

A criação de Batman foi uma resposta ao sucesso de Superman. O editor Vin Sullivan solicitou Bob Kane a criação de um personagem similar para estrelar as páginas da Detective Comics.

Tudo indica que Kane apresentou algumas ideias a Bill Finger, sobre um personagem vestido de vermelho e com asas mecânicas. Finger teria sugerido alguma coisa mais soturna. A partir desse ponto os dois começaram a desenvolver a identidade do Batman, usando como exemplo personagens famosos da época como o Doc Savage, Besouro Verde e Sombra.

A primeira aparição em uma história em quadrinho foi na edição #27 da Detective Comics na história “O Caso do Sindicato de Químicos”. Inicialmente seriam apenas seis páginas mensais, mas o sucesso foi tanto que Kane precisou contratar Jerry Robinson para ajudar na arte-final.

batman_1940

O ano de 1940 foi importante para o herói. Com o sucesso, ganhou um título somente seu e a estreia dos vilões Coringa e Mulher-Gato. Também a inclusão de Robin como ajudante.

Os personagens foram criados em parceria com Finger, que também colaborou com a criação de Pinguim, Duas-Caras, Charada e Alfred, além de definir o visual de Gotham City. Importante lembrar que Jerry Robinson, apesar de nunca creditado, também colaborou na criação do visual de Robin, Pinguim e Alfred.

batman_19343

Antes da televisão, era comum a produção de séries para os cinemas e adaptação de histórias em quadrinho acabou se tornando algo muito popular. A estreia de The Batman aconteceu em 1943, estrelado por Lewis Wilson como o Homem-Morcego e Douglas Croft como Robin. A primeira versão live-action dos personagens.

Foram produzidos 15 episódios, a trama acompanha a dupla tentando impedir o mestre da espionagem japonesa Dr. Daka,com planos de dominação global.

Apesar de não ter sido o grande sucesso da época, alguns elementos criados especificamente para o seriado foram incorporados na HQs, como por exemplo, a Batcaverna, o visual de Alfred como conhecemos hoje.

especial-saiba-um-pouco-mais-batman_interno_1949

A segunda série produzida para os cinemas aconteceu em 1949 com New Adventures of Batman And Robin, The Boy Wonder e foram produzidos 15 episódios. Desta vez interpretados por Robert Lowery e John Duncan, respectivamente Batman e Robin. Na trama a dupla enfrenta o vilão Mago.

Desta vez Além de Alfred (Eric Wilton), dois personagens importantes aparecerem: o Comissário James Gordon (Lyle Talbot) e a repórter Vicky Vale (Jane Adams).

batman_1966

O retorno do morcego as telas aconteceu em 1966 no seriado Batman. O produtor William Dozier foi o responsável por ignorar o clima sombrio e inovar com uma comédia de ação. A dupla foi interpretada por Adam West e Burt Ward, que de uma hora para outra se tornaram celebridades.

O elenco foi recheado de grandes atores, mais os acertos foram o Coringa interpretado por Cesar Romero, Charada por Frank Gorshin e Pinguim por Burgess Meredith. Foram produzidos 120 episódios, que foram exibidos entre os anos de 1966 e 1968.

A recepção foi tão positiva que no mesmo ano Batman ganhou seu primeiro longa para o cinema, com o título Batman – O Homem-Morcego.

especial-bataman-evolucao-1968_01

Entre 1966 e 1967 a CBS exibiu o programa The Adventures od Superman, que teve a participação de alguns integrantes da Liga da Justiça como Lanterna Verde e Flash.

Em consequência do sucesso da série estrelada por Adam West, Batman acabou conquistando o seu espaço. Com a inclusão, o nome do programa foi alterado para The Batman/Superman Hour, primeiro desenho estrelado pelo Morcego.

Após um ano de estreia, o tempo de exibição foi reduzido para apenas meia hora, mantendo apenas o desenho do Batman. Passou a se chamar Batman with Robin, the Boy Wonder, no Brasil ficou conhecido como Batman e Robin, o Garoto Prodígio.

batman1973

Nos anos 70 o desenho Os Superamigos era um sucesso absoluto e transformaram os heróis da DC em um grande sucesso, no Brasil esse impacto ainda era sentido na década de 80.

Não era um desenho dedicado ao Batman, era um mero coadjuvante, mas o sucesso foi o suficiente para ganhar uma no série animada.

especial-bataman-evolucao-1977

O desenho The New Adventures of Batman foi uma continuação direta da série de 1968. Os astros Adam West e Burt Ward foram convidados para dublar a dupla Dinâmica por 16 episódios. Com a participação inusitada de Bat-Mirim, um duende que se vestia como o herói.

batman_1986

Nos quadrinhos a clássica minissérie Batman- O Cavaleiro das Trevas mostrou um herói mais velho e violento e foi essa saga que coroou Frank Miller como um superstar dos quadrinhos. Finalmente o Batman que todo mundo queria.

batman_1987

Novamente Frank Miller cria um ar mais sombrio para o personagem em Batman – Ano Um, história que influenciou as futuras encarnações do Morcego no cinema.

batman_1988

Depois de Miller, agora é a vez  de Alan More e Brian Bolland chocar o mundo com a graphic Novel A Piada Mortal. A história perfeita em todos os sentidos apresenta um Coringa mais humano e a sua suposta origem.

batman_interno_1989

Finalmente fomos brindados com uma excelente produção, Batman de Tim Burton estrelado por Michael Keaton e Jack Nicholson foi um tremendo sucesso de público e crítica. Tim Burton conseguiu desenvolver um trabalho fora dos padrões, que conseguiu surpreender os fãs do Morcego. Claro que a escolha do elenco foi impecável.

batman_interno_1992

Batman o Retorno novamente dirigido por Burton é tão bom quanto o primeiro. Destaque para a Mulher-Gato interpretada pela estonteante Michele Pfeiffer. Não podemos esquecer do incrível Denny Devito como o Pinguim.

batman_interno_1992_desenho

Batman – A serie animada, ainda é considerado o melhor desenho de todos os tempos do herói e o mais fiel aos quadrinhos. A animação desde o início recebeu tratamento especial, com um time de dubladores formado por Mark Hamill, que conseguiu definir uma identidade sombria para o Coringa e kevin Conroy, primeiro dublador a empregar entonações distintas na voz de Batman e seu alter ego Bruce Wayne.

No total foram duas temporadas, a primeira com 65 episódios (1992-1993) e a segunda chamada de The Adventures of Batman and Robin (1994-1995), com mais 20 episódios. Além dos filmes Batman – A Máscara do Fantasma (1993) e Batman & Mr. Freeze – Abaixo de Zero (1998).

batman1995

Batman Eternamente teve uma campanha de divulgação pesada, tudo para justificar a contratação de Val Kilmer como o novo Batman.

O visual e a identidade que Jim Carrey definiu para o Charada não foi a mais adequada, e até que Tommy Lee Jones se esforçou, mas o seu Duas Caras acabou se perdendo dentre tantas cores. Resumindo, a visão de Joel Schumacher é completamente diferente de Tim Burton e isso incomodou os fãs.

especial-bataman-evolucao-1997

As Novas Aventuras de Batman (1997-1999) é uma continuação da série The Adventures of Batman and Robin (1994-1995). Desta vez existe uma expansão da trama e explorando mais os heróis de apoio como Asa Noturna e Batgirl. No total foram produzidos 109 episódios, além do longa O Mistério da Mulher Morcego (2003).

batmanerobin1997

Sinceramente os mamilos no uniforme foi o menor dos problemas. Novamente Schumacher na direção de Batman & Robin, mas desta vez detonou a produção e finalmente conseguiu enterrar uma franquia. O que fizeram com o Bane?

Nem um elenco com nomes como George Clooney (Batman), Uma Thurman (Hera Venenosa), Arnold Schwarzenegger (Mr. Freeze) e Alicia Silverstone (BatGirl) conseguiram salvar o filme.

batmanbeyond_1999

É lançada uma visão futurista do herói e batizada de Batman Beyond, que segue a cronologia das animações anteriores. Foram 52 episódios, além do longa Batman do Futuro – O Retorno do Coringa, que na época foi muito comentado pela violência.

batmanliga_2001

Demorou, mas finalmente foi lançada uma visão moderna da Liga da Justiça. Desta vez temos um Batman mais ativo e tramas mais elaboradas. Liga da Justiça (2001-2004) e a continuação Liga da Justiça Sem Limites (2004-2006).

batmandeadende_2003

A produção independente chamada de Batman: Dead End, consegue chamar a atenção da WB e causa uma movimentação sobre uma possível adaptação mais realista do morcego.

batman_interno_2004

Quando vi as primeiras imagens achei a arte bem legal, me lembrava os traços do Frank MillerO Batman pecou em querer mudar muita coisa, nesse desenhos os uniformes dos vilões foram totalmente redefinidos, até seria legal se não fosse um roteiro fraco e um Coringa mestre em artes marciais.

batmanbegins_2005

Batman Begins é simplesmente perfeito. Depois de oito anos sonhando com uma adaptação descente, fomos presenteados com uma visão que impressionou até mesmo os mais conservadores. O diretor Christopher Nolan renova a franquia com um Batman realista e violento e uma interpretação impactante de Christian Bale.

batman2008

Seguindo a formula do primeiro, Batman – O cavaleiro das Trevas faz o impossível e consegue impressionar ainda mais o mundo e virar um fenômeno mundial, rendendo pouco mais de US$ 1 bilhão nos cinema e um Oscar póstumo para Heath Ledger.

batman2008

A ideia foi tentar resgatar a comédia do seriado dos anos 60 com Adam West. Batman: Os bravos e os destemidos (2008-2011)pode até ser divertido, mas depois de assistir o Cavaleiro das Trevas fica complicado engolir essa visão colorida.

especial-bataman-evolucao-2009

Batman e Superman – Inimigos Públicos leva para as telas o sucesso dos quadrinhos de 2003. Destaque para Kevin Conroy retornando como a voz de Batman.

especial-bataman-evolucao-2010

A animação Batman Contra o Capuz Vermelho leva para as telas a saga homônima de 2005 escrita opr Judd Winick e ilustrada por Doug Mahnke.

especial-bataman-evolucao-2010_01

Superman/Batman – Apocalipse e vinculado a aventura Inimigos Públicos. Baseado em outro arco de Joeph Loeb e com desenhos de Michael Tunner, publicado em 2003.

especial-bataman-evolucao-2011

A animação Batman – Ano Um é baseada na HQ homônima de Frank Miller e David Mazzucchelli. Talvez uma das adaptações mais aguardadas.

especial-bataman-evolucao-2012

Mais uma animação baseada na obra de Frank Miller. Batman – O Cavaleiro das Trevas foi dividido em duas partes, a primeira lançada em 2012 e a segunda em 2013. Um dos melhores desenhos do herói.

especial-batman-evolucao-2012_cinema

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge finaliza a trilogia iniciada por Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale. Um exemplo de como um filme baseado em um herói dos quadrinhos pode ser complexo e inteligente.

(Fonte: Quadrinhos no Cinema 2 – O Guia Completo dos Super-Heróis, DC Comics e IMDB)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre e legal uma interação.

Leia mais sobre a Categoria Especiais.


2 thoughts on “Informações sobre a evolução do Batman nas HQs, televisão e cinema

  1. Batman de 89 feu gostei, mas Batman “o retorno” é tão ruim quanto os outros. Sobre “Liga da Justiça”, tem altas tiradas como o Superman dá uma prensa no bandido e este não fala nada, Superman então fala com alguém com a maior cara de bobo : “Como é que o Batman consegue?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *