Qual o melhor Lobisomem do cinema?


Quem não gosta de filmes de Lobisomem? Pensando fiz uma retrospectiva com as produções mais significativas para o gênero, isso não significa só as boas.

São 74 anos de produções. Foram  momentos inesquecíveis como por exemplo Um Lobisomem Americano em Londres. A lista é imensa, claro que cada geração elege os seus favoritos.

Vou relacionar os filmes em ordem cronológica e marcar as minhas produções favoritas com luas. O que significam as luas? 04 luas significa primordial para o cinema, 03: Cumpriu o seu serviço, 02: Assiste né e 01: Eu avisei. Dê uma olhada.

A Fera de Londres (Werewolf  in London – 1935)

aferadelondres_interno

Nenhuma bala de prata e nenhuma maldição cigana, apenas um cara que foi mordido e acabou se transformando e uma das criaturas mais reverenciados da história do cinema. Esse foi o primeiro, fica difícil começar o assunto sem destacar a sua importância. Por esse motivo e pela maquiagem merece 04 luas.

Na trama o Dr. Wilfrid Glendon (Henry Hull) é um botânico que vai para o Tibete em busca de uma flor misteriosa  e acaba sendo atacado por uma criatura misteriosa no  meio da noite.

O Lobisomem ( The Wolfman – 1941)

The Wolfman – 1941_interno

O lobisomem de Henry Hull é muito mais assustador, mais é esse roteiro que define a mitologia da fera. Por esse motivo merece 04 luas.

Larry Talbot (Lon Chaney) é mordido por uma criatura quando tentava salvar uma jovem. Após o acontecimento, passa a se transformarr um monstro toda noite de lua cheia, até ser confrontado pelas pessoas que ama.

 Frankenstein encontra O Lobisomem (Frankenstein meets the Wolfman  – 1943)

Frankenstein meets the Wolfman - 1943_interno_01

Faz parte dos clássicos e deve ser admirada como o primeiro encontro dos Monstros da Universal. Merece 02 luas por iniciar a fase: vamos explorar ao máximo o Lobisomem.

O renascido Lobisomem (Lon Chaney Jr.), procurando uma cura, recruta a ajuda de um louco cientista, Patric Knowles, que diz não somente livrar o Lobisomem de sua metamorfose, mas também ressuscitar o corpo congelado de Frankenstein (Béla Lugosi).

Abbot e Costello Conhecem Frankenstein (Abbot and Costello Meet Frankenstein – 1948 )

Abbot e Costello Meet Frankenstein - 1948_interno

Segue a linha bobão, mas eu tenho um carinho especial, pois sem essa produção não teríamos o fantástico Deu a Louca nos Monstros. Por não ser um filme especificamente de Lobisomem, pela maquiagem ter estagnado e por ser um pouco engraçadinho merece 02 luas.

Frankenstein (Glenn Strange) e Drácula (Bela Lugosi) chegam aos EU para serem utilizados em uma Casa dos Horrores. Porém, Drácula desperta e foge com Frankenstein. Enquanto isso, Larry Talbot (Lon Chaney Jr.), chega de Londres à procura de Drácula.

A Maldição do Lobisomem ( The course of the Wherewolf -1961)

The course of the Wherewolf -1961_interno

A partir desta produção os lobisomens começam a ficar um pouco mais assustadores e de alguma forma um pouco mais humanos. A necessidade por sangue fica de lado e começa a dar espaço aos conflitos psicológicos. Pela maquiagem assustadora, pelo clima inovador e por retornar as verdadeiras origens, merece 03 luas e só não ganhou 04 pelo cenário Zorro.

Na história um bebê foi amaldiçoado com uma terrível maldição. Ao longo de toda a sua vida o jovem Leon passa a sofrer transformações com a chegada da lua cheia. Destaque para um jovem Oliver Reed.

Lobisomem Americano em Londres ( An American Werewolf in London – 1981)

An American Werewolf in London_INTERNO

O melhor filme de Lobisomem de todos os tempos e vou explicar o motivo. Trilha sonora Blue Moon, maquiagem premiada de Rick Baker, humor negro de primeira e pra fechar a transformação mais traumatizante de toda história. Merece 04 luas por todos os motivos já citados e por trazer de volta a energia de uma das criaturas mais incríveis do cinema.

David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne), são estudantes americanos atacados por lobisomem em Londres. Um morre, e o outro recebe a maldição da fera. Uma mistura de terror com humor negro da melhor qualidade.

Grito de Horror ( The Howling – 1981)

The Howling_interno

Foge um pouco do que eu acho interessante para um filme de Lobisomem, despencou muito para o lado do terror. Vai ganhar 03 luas pelo final, uma transformação em rede nacional é muito irado.

Repórter famosa é atacada por estranha criatura. Para restabelecer-se, procura uma clínica, sem saber que o local sofre constante ataques da mesma criatura que a agrediu, o lobisomem. (O filme teve 04 continuações)

Garoto do Futuro ( Teen Wolf – 1985)

Teen Wolf_interno

Primeiro, sou fã do Michael J. Fox e segundo trata-se de uma comédia. Vale muito a pena assistir mas é claro que não tem chance em se tornar uma referência assustadora para o gênero, mas é uma boa produção e isso que importa. Ganha 03 luas por ser um Lobisomem boa praça, por ter uma família e por não pirar quando se transforma.

Scott Howard (Michael J. Fox) é um adolescente que faz de tudo para chamar a atenção das garotas. Para complicar, estranhas transformações começam a acontecer em seu corpo com a aparição da lua cheia.

O Segredo da Bala de Prata ( Silver Bullet – 1985)

Silver Bullet_interno

Esta produção foi durante muito tempo a minha preferida. Merece 04 luas pelo roteiro de Stephen King,  e outro detalhe super importante, o padre é o Lobisomem. Pensei em dar 03 luas por que o lobisomem parece um ursinho de pelúcia mas lembrei da cena de transformação coletiva na igreja, do tio gente boa e da cadeira de rodas turbinada. 04 Luas merecidas.

Na pequena cidade de Tarker’s Mill começam a ocorrer assassinatos violentos. O jovem Marty (Corey Haim) acredita que o assassino não é uma pessoa, mas sim um lobisomem.

Deu a Louca nos Monstros ( Monster Squad – 1987)

Monster Squad_interno

Esse foi o primeiro filme que assisti em vídeo e fiquei impressionado com a qualidade. Lobisomem estilo “por favor me mate”. Muito maneiro e assustador na medida certa. Temos que levar em conta que o cara divide a cena com uma galera. 04 luas super merecidas e se você ainda não assistiu, não sabe o que ta perdendo.

Garotos se reúnem no Clube dos Monstros para curtirem gibis e filmes de terror. Seus conhecimentos finalmente ganham utilidade quando sua cidade é invadida por monstros comandados pelo Conde Drácula.

A Hora do Espanto 2 ( Fright Night Part 2 – 1989)

frighnight_interno

A franquia Fright Night é perfeita em todos os sentidos, entendo que é uma produção basicamente sobre vampiros, mas o Lobisomem rouba a cena. Quem não se lembra da cena do cachorro? acho que foi a transformação mais rápida do cinema. Leva 04 luas por ser assustador e divertido ao mesmo tempo.

Na trama quatro vampiros chegam a cidade. Liderados por Regine Dandridge (Julie Carmen), eles parecem ter interesse em Charlie Brewster (William Ragsdale) e sua namorada.

Lobo ( Wolf -1994)

wolf_interno

Considero Jack Nicholson e Michelle Pfeiffer grande atores, mas para um filme do tipo foi totalmente desnecessário. Vai ganhar 01 lua, pois na época da estreia eu chorei para assistir, mas agradeço muito o bom senso da minha mãe por não permitir esse erro é me forçar a assistir O Rei Leão. Que foi muito melhor.

Na trama um homem que passa por crise é mordido por lobo e começa uma lenta e estranha mutação, com seus instintos animais’ aflorando à pele.

Lua Negra ( Bad Moon -1996)

badmoon_interno

Apostei todas as minhas fichas nesse filme e perdi feio. Uma das piores transformações que eu já vi. Parece que os caras ignoraram todo um passado. Se o objetivo era inovar, não funcionou nem um pouco. Merece 01 lua por frustrar os meus sonhos de uma boa produção e por colocar o Denis O Pimentinha no filme.

Fotógrafo é mordido por lobo no Nepal. De volta à sua pequena cidade, estranhos crimes provocados por uma besta levam a irmã, o sobrinho e um velho padre a desconfiarem que ele se transforma em noites de lua cheia.

Um Lobisomem Americano em Paris (An American Werewolf in Paris- 1997)

lobisomemamericanoemparis_interno

A produção foi esperada como o sucessor do clássico de 1981, talvez por esse motivo não tenha causado tanto impacto como era esperado. Concordo em não ser tão espetacular quanto o primeiro, mas também devemos reconhecer a qualidade. Merece 03 luas por manter o humor negro e a qualidade das transformações.

Três amigos decidem fazer a mais desafiadora turnê pela Europa tendo Paris como ponto de partida. Contudo quando Andy (Tom Everett Scott) conhece a bela e misteriosa Serafine (Julie Delpy) a diversão começa a fugir do controle.

Cães de Caça ( Dog Soldiers -2002)

dogsoldiers_interrno

Vamos levar em conta que foi uma produção de baixo orçamento. Segue a linha The Howling, e não espere por uma boa transformação. O que torna o filme interessante são as piadinhas e o roteiro simples. Ganha 03 luas pelo soldado que sai no braço com um dos Lobisomens.

Soldados são enviados para uma missão nas colinas da Escócia. Ignorando as histórias de terror que assombram o local, eles continuam e se deparam com o massacre de outro grupamento, causado por um grupo de lobisomens sedentos por sangue.

Anjos da Noite (Underworld – 2003)

underwold_interno_luas

Responsável por revitalizar os monstrengos. Pecou pelos Lobisomens nada convincentes, mas se os Lobisomens não assustavam muito o visual do híbrido conseguiu salvar a produção. Mas leva 03 luas pelo clima Dark e por ser a primeira produção que oficializa essa disputa entre as duas raças.

Durante séculos duas raças rivais evoluíram escondidas dos humanos: os Vampiros e os lobisomens. Se enfrentam  em uma guerra secreta que só terminará quando uma das raças for exterminada.

Van Helsing (2004)

vanhelsing

Visualmente um dos melhores. A transformação é absurda de tão incrível e o visual criado para o Lobisomem ficou assustador. Então por que 02 luas? Tirando o detalhe dos efeitos o filme acaba. Não adianta dar muita atenção aos efeitos digitais e esquecer o roteiro. Que pena.

Na trama Van Helsing (Hugh Jackman) é um caçador de monstros, que precisa enfrentar criaturas como o conde Drácula e Frankenstein.

Amaldiçoados ( Cursed – 2005)

cursed_interno

Wes Craven significa muito sangue e não seria diferente em Cursed. O clima ta mais para terror do que o costume, tem alguns momentos legais mais não tem nada de interessante. Leva 02 luas pelo cachorro lobisomem.

Três jovens têm suas vidas modificadas após serem atacados por um lobisomem. A situação se complica após descobrirem que para se livrar da maldição, precisam matar a criatura que os atacou.

Anjos da Noite: A Evolução (Underworld: Evolution – 2006)

underwoldevolution_interno_luas

Na verdade não melhorou muita coisa, mas é um marco para as produções do gênero, ganhou uma continuação em apenas três anos. O segundo Underworld seria mais interessante para o time dos vampiros mais também colaborou para a melhoria dos Lobisomens. Ganha 03 luas por ser a continuação mais rápida e por dar terreno para o melhor de todos, o terceiro Anjos da Noite.

A saga continua quando a guerra explode entre os vampiros e os Lycans. Mostra o início da disputa entre as duas tribos enquanto Selene (Kate Beckinsale) descobre que foi traída pelo sua própria raça.

Almadiçoados ( Skinwalkers – 2006)

skinwalkers_interno

O elenco era bom, mas o roteiro completamente sem vida. A maquiagem até que por alguns segundos convence, mas depois de alguns minutos tentando que engolir uma história fraca vira enfeite. Vai ganhar 01 lua, poderia até dar 02 pela Rhona Mitra, mas vamos deixar para outro filme.

Um garoto não sabe o perigo que representa. Foi protegido desde seu nascimento. Prestes a completar seu 13º aniversário, a maldição de sua espécie está para se revelar. Resumindo, Timothy é o escolhido.

Anjos da Noite: A rebelião ( Underworld: Rise of the Lycans – 2009)

underwoldriseoflycans_interno_luas

O melhor dos três em todos os sentidos. O roteiro esta mais fácil de engolir e o CGI está ótimo. Ganha 04 luas por vários motivos, um deles é a alucinante cena em que todos os Lycans invadem o castelo e devoram os vampiros.

O terceiro Anjos da Noite retorna no tempo para contar as origens do conflito entre os aristocráticos Vampiros e os bárbaros Lycans, uma linhagem de lobisomens violentos.

Lua Nova ( New Moon -2009)

luanova_iterrno_lobisomem

Admito que o filme seja um sucesso, mas existem dois pontos que nunca podem ser alterados: vampiros tem presas e lobisomens se transformam de forma sofrida. Ganha 02 luas por ter um roteiro relativamente bom e também por conseguir reinventar algo que eu achava impossível.

Após se recuperar do ataque de um vampiro, Bella pensa em comemorar seu aniversário com Edward e sua família. Porém, após um incidente durante a festa, Edward decide deixar a cidade. Inconsolável, Bella estreita seus laços de amizade com Jacob Black.

O Lobisomem ( The Wolf Man – 2010)

lobisomem_2010_interno

O filme não funciona, Benicio Del Toro repete o papel de Lon Chaney Junior em 1941 e apesar do remake manter as características do original, acabou se perdendo. Vai levar 04 luas pela transformação e o CGI de muita qualidade.

Na trama Larry Talbot (Del Too) retorna ao castelo do seu pai após uma morte violenta do seu irmão, ao tentar descobrir o que havia causado a morte acaba sendo atacado por um Lobisomem.

(Fonte: IMDB)

Se você gostou desse artigo e gostaria de muito mais, compartilhe (clique em alguns dos links ao lado). Ou…

Deixe um comentário logo abaixo sobre o que mais gostou no artigo, alguma dica ou até mesmo uma crítica. Sempre e legal uma interação.

Leia mais sobre a categoria Especiais.


72 thoughts on “Qual o melhor Lobisomem do cinema?

  1. o melhor filme de lobisomem de todos os tempos é “Um Lobisomem Americano em Londres”, tomara que o remake seja entregue em mãos competentes para que não manche o original.

  2. Caramba, como você deu uma nota tão ruim para Lobo? Até Lua Nova, com seus monstros de sexualidade duvidosa recebeu uma nota melhor! E Van Helsing também foi muito legal, principalmente pela luta entre lobisomem e vampiro no final. E por quê O Coronel e o Lobisomem não entrou na lista? Só porque é nacional?

  3. estão esquecendo da volta do lobisomem um filme bem antigo que passava na antiga tvs, esse filme era bem assustador. bala de prata também gostei bem e o do lobisomem em londres até hoje não vi e sempre ouço falar bem.

  4. Caaara como tu passou batido pelo lobisomem de Harry Potter?! Foi o único lobisomem do cinema que me deu medo de verdade. Magricelo esquisofrenico, com computação de primeira e com uma performance realmente macabra. Assista ao Harry Potter 3, o lobisomem aparece só em certo momento do filme, depois da metade. É o professor Lupin.

  5. Ainda continua sendo Um lobisomem americano em Londres Imbatível pode ate surgir um outro filme melhor, mas esse ficou imortalizado no cinema, eh um clássico ..

  6. Concordo com todos esses titulos mas, acho que faltou uma enfase na qualidade do van helsing,realmente faltou o coronel e o lobisomen e além do que lua nova não merece nem 1/2 lua de qualidade.

  7. concordo com você Esclay!!! Um lobisomem americano em Londres foi e continua sendo um dos melhores podiam refazer esse filme, logico com outros atores e trazer para os cinemas de todo o mundo.

  8. O melhor e mais bem feito foi o de Van Helsing, ágil, transformação nota 10, bonito visualmente, coloca medo mesmo. Outro que vale a pena falar é o de Harry Potter. aparece em uma pequena parte do terceiro filme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *